Ocorrências da XFG foram notificadas no Ceará e em São Paulo

O Brasil confirmou os primeiros incidentes de uma nova cepa da Covid-19 chamada XFG. Os casos foram identificados no Ceará entre 25 e 31 de maio e foram informados pelo governo estadual na última sexta-feira (4/7). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 38 nações  detectaram essa variante.

Ministério da Saúde informou que até agora, foram encontrados oito casos da variante XFG, com dois identificados em São Paulo e seis no Ceará. Até o momento, não há relatos de mortesO ministério afirmou que está monitorando continuamente os sequenciamentos genômicos da Covid-19 no Brasil.

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará observou um “leve aumento nos casos de Covid-19 nas semanas recentes”. Conforme o relatório divulgado em 4 de julho, a taxa de positividade para o vírus subiu de praticamente 0% no começo de junho para 10% no final do mês. Essa análise é baseada nos testes de Covid-19 realizados pelo Lacen-CE ao longo do ano.

O
 ministério destacou que a maioria dos sete casos foi encontrada na capital, Fortaleza, mas não especificou a quantidade exata de infecções por município“É possível que essa nova cepa contribua para esse aumento de casos que, por enquanto, é sutil, mas não podemos afirmar se haverá um aumento abrupto na transmissão nas próximas semanas”, declarou o secretário executivo de Vigilância em Saúde do estado, Antonio Silva Lima Neto, em um vídeo divulgado pelo órgão.

De
 acordo com o infectologista Julio Croda, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e membro da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), a variante XFG é fruto da recombinação de duas linhagens: LF.7 e LP.8.1.2, sendo esta última a que se tornava predominante globalmente. Ambas se originam da linhagem Ômicron.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que a vacinação contra a Covid-19 é segura e protege contra as variantes em circulação, sendo a principal forma de prevenir casos graves da doença e mortes. Em 2025, mais de 14,2 milhões de doses já foram distribuídas em todo o país, segundo a pasta.