Pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 dezembro com 1.200 entrevistas por telefone

“Vacina” foi escolhida a palavra do ano em pesquisa que ouviu 1.200 brasileiros entre os dias 6 e 9 de dezembro.
De acordo com o levantamento realizado pela Consultoria CAUSE em parceria com o Instituto de Pesquisa IDEIA, o termo “vacina” foi escolhido por 22% da população. Em segundo lugar, a palavra “esperança”, apontada por 15% dos entrevistados, seguida por “incerteza”, com 11% das preferências.

Os dados para a pesquisa quantitativa foram coletados por contato telefônico a partir de uma central telefônica. As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores, com utilização de questionário estruturado. As chamadas são realizadas majoritariamente para telefones celulares. A margem de erro é de 2.85 pontos percentuais para mais ou para menos.    “Esperança” foi a palavra escolhida por 17% dos entrevistados, para definir o ano de 2022 seguida por “saúde” e “recomeçar”.

Em 2020, a palavra escolhida pelos brasileiros para definir o ano foi “luto”.  Esta é a sexta edição do estudo, que tem como objetivo entender o espírito da época, o sentimento dos cidadãos em relação ao ciclo que se encerra e gerar discussões a partir da escolha da palavra.

O processo de escolha da palavra do ano passa por três etapas. Primeiro, 15 especialistas, entre jornalistas, publicitários, pesquisadores e acadêmicos sugerem palavras que, na visão deles, melhor definiram o ano.  Integram o estudo, nomes como o antropólogo Roberto DaMatta, a psicóloga e líder de recursos humanos Mafoane Odara, o jornalista Sérgio Rodrigues, a escritora Alice Ruiz e a diretora-executiva do Sistema B Brasil, Francine Lemos.

Na segunda etapa, sócios e estrategistas da CAUSE combinam os conceitos mais citados pelos especialistas com os itens mais pesquisados nas ferramentas de busca e os mais comentados nas redes sociais. Por fim, os termos selecionados passaram por votação popular realizada pelo IDEIA.

“A palavra ‘vacina’ não nos surpreende pelo amplo espectro simbólico que ela representa: ela significa ao mesmo tempo esperança, salvação, alívio, ciência para uns, assim como negação para outros”. Independentemente de qualquer julgamento, foi sem dúvida a palavra que pautou a sociedade este ano”, diz Mônica Gregori, Diretora Executiva CAUSE.

“Vacina” foi unanimidade entre os entrevistados em todas as regiões do Brasil, considerando as segmentações de gênero, faixa etária e classe social.

“A vacina foi catalisadora da esperança dos brasileiros e brasileiras em 2021. A simbologia de chegar a vez de ser vacinado alimentou a expectativa de dias melhores para os milhões que aderiram rápido ao processo de vacinação. Não que a vacinação tenha eliminado as incertezas da população brasileira, mas foi um grande passo de autoestima, saúde e esperança”, destaca o presidente do Instituto de Pesquisa IDEIA, Maurício Moura.

Na região Norte, uma das mais impactadas pela pandemia e com o menor percentual de vacinados, cerca de 27% dos habitantes dos estados do Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará e Tocantins disseram que a palavra definiu 2021. Este foi o maior percentual apresentado entre as macrorregiões brasileiras, seguido por Nordeste (23%), Sudeste (22%), Sul (21%) e Centro-Oeste (18%). O resultado coincide com a palavra do ano eleita pelo dicionário Oxford (de língua inglesa): “vax”, uma abreviação para vacina que, segundo a publicação, foi usada 72 vezes mais esse ano em relação a 2020.

SBT NEWS

 

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