A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, na última terça-feira (15), o repasse de R$ 883 milhões referentes à parte brasileira da comercialização de energia da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional. O valor será revertido em forma de desconto na conta de luz dos consumidores no mês de agosto.

Conhecido como “bônus de Itaipu”, o benefício é concedido anualmente e representa a redistribuição de valores excedentes arrecadados pela venda da energia gerada pela usina, que é operada em conjunto com o Paraguai. O objetivo é devolver à população brasileira parte do saldo positivo obtido nas operações.

Terão direito ao desconto os consumidores residenciais e rurais que, em pelo menos alguns meses de 2024, mantiveram consumo mensal inferior a 350 kWh. O crédito será aplicado automaticamente nas faturas emitidas entre os dias 1º e 31 de agosto, de forma proporcional ao consumo registrado.

A medida deve ajudar a aliviar os gastos com energia elétrica em meio à vigência da bandeira tarifária vermelha, em vigor desde junho, que eleva a conta de luz em R$ 4,56 a cada 100 kWh consumidos. O acionamento da bandeira está relacionado ao uso mais intenso de usinas termelétricas, necessário quando os níveis dos reservatórios das hidrelétricas estão baixos.