O ofício foi encaminhado para o DMAE após a recomendação do Procon Estadual

A deputada federal Dandara (PT/MG) enviou um ofício ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia cobrando o cumprimento integral da recomendação emitida pelo Procon Estadual, com o objetivo de garantir o pleno acesso dos cidadãos de Uberlândia à água. Entre as recomendações estão o emprego de caminhões-pipa nos bairros a fim de regularizar o fornecimento de água, a disponibilização nos portais de transparência da Prefeitura e do Dmae informações atualizadas sobre os estoques diários de água potável, com ênfase na promoção do consumo sustentável, e a aplicação de descontos nas faturas de serviço correspondentes aos dias ou períodos em que a prestação de serviço foi interrompida.
“Estamos recebendo denúncias de que ainda há muitos pontos da cidade sem água em Uberlândia. Os mais atingidos são os moradores dos bairros mais afastados e mais pobres. A falta d’água é ainda mais grave porque é desigual e seletiva. Muitas escolas da periferia também estão sem água e, até agora, não receberam nenhuma orientação sobre flexibilização das aulas ou das faltas. É o caso da escola municipal Prof. Jacy de Assis, no bairro São Jorge, em que os alunos estão enfrentando condições insalubres”, aponta a parlamentar.
A deputada também enviou um ofício ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, cobrando ações urgentes para prevenção e proteção da população diante da onda de calor extremo que acomete o estado. Garantir a integridade da saúde da população mais vulnerável aos riscos, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, e preservar o meio ambiente é o objetivo das medidas cobradas.
“A mudança climática está aumentando a frequência de cúpulas de calor intensas, que é a causa da onda de calor. É preciso que o Governo do Estado responda com medidas urgentes e efetivas para munir a população de informação, proteger e ajudar na adaptação da sociedade diante dos impactos do calor extremo. Obviamente os efeitos adversos das ondas de calor impõem limites à adaptação. Por isso, também é urgente trabalhar para reduzir o impacto do aumento das alterações climáticas”, alertou Dandara.
Entre as principais medidas cobradas pela parlamentar estão: a abertura de pontos públicos de hidratação em praças e parques; trabalho remoto para servidores em grupos de risco; flexibilização da presença em aulas da rede básica e universidades; fiscalização do funcionamento de ar-condicionado nos transportes públicos; e fornecimento de água para animais em situação de rua.