Com reforço da equipe de esgotamento sanitário, ação já removeu mais de 25 toneladas de lixo das caixas de passagem em 11 dias

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) tem intensificado, desde o dia 21 de março, a limpeza das caixas de passagem da rede de drenagem do bairro Morumbi, no setor Leste de Uberlândia. A iniciativa busca minimizar os impactos das chuvas na região, frequentemente afetada pelo descarte irregular de resíduos sólidos nas ruas ou fora do horário da coleta de lixo.

Em 11 dias de trabalho, as equipes retiraram e encaminharam ao aterro Sanitário mais de 25,6 toneladas de resíduos, o equivalente a mais de dois caminhões de coleta tradicional. Foram retirados de três caixas de passagem localizadas na rua das Patativas, entre a rua Mutum e rua Lobo Guará, no cruzamento da rua das Patativas com a rua Lobo Guará e na rua das Patativas, entre a rua Lobo Guará e a avenida Antônio Jorge Isaac.

Para garantir a eficácia da operação, o Dmae contou com o apoio da diretoria de esgotamento sanitário. “Utilizamos a equipe de hidrojateamento para remover os resíduos da rede. Encontramos de tudo nessas caixas de passagem, desde lixo doméstico até restos de materiais de construção”, explicou o diretor de esgotamento sanitário do Dmae, Lucas Rocha.

Comunicação Dmae

O diretor de drenagem pluvial do Dmae, Cleyton Silas Martins, alertou que a quantidade de resíduos acumulados reforça a necessidade de conscientização da população sobre o descarte correto de lixo. “Sempre que chove e ocorrem alagamentos, percebemos que a grande quantidade de lixo impede o escoamento da água pelos grelhões e bocas de lobo”, afirmou.

O Dmae reforça a importância de os moradores descartarem corretamente os resíduos sólidos nos dias de coleta, que, no bairro Morumbi, ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, no período da manhã. “A adoção desse hábito simples já contribui significativamente para reduzir os impactos das chuvas na região”, concluiu Cleyton Silas Martins.