Além do ouro, Minas Gerais celebra mais duas conquistas com medalhas de prata para estudantes da rede estadual
A 26ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) trouxe excelentes resultados para a educação pública em Minas Gerais, com três estudantes premiados: uma medalha de ouro e duas de prata. A OBI é promovida pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e segue o mesmo conceito de competições renomadas, como as Olimpíadas de Matemática e Física.
O estudante Otávio Rocha, da Escola Estadual Doutor José Pacheco Pimenta, em Brasilândia de Minas, no Noroeste de Minas, destacou-se ao somar 375 pontos em sua avaliação, conquistando a medalha de ouro na competição. “Quando soube da olimpíada, fiquei apaixonado, pois combina duas coisas que amo: programação e matemática”, revelou.
O jovem de 15 anos explicou que todo o processo de preparação foi realizado on-line, através da Neps Academy, uma plataforma do programa Jovem Talento Tech, que oferece cursos e treinamento em programação. “A plataforma foi essencial para me preparar, praticar exercícios e receber apoio pedagógico para a OBI”, acrescentou.
Paulo Pinto, diretor da escola da rede da Secretaria de Estado da Educação (SEE/MG), onde Otávio estuda, expressou sua alegria com a conquista. “Ele é uma grande honra para a nossa instituição. Já possui duas medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e agora conquista sua primeira na OBI”.
O diretor destacou também o suporte que os estudantes recebem da escola para se destacarem nessas competições. “Estamos sempre incentivando e proporcionando as condições necessárias para aprimorar os resultados, oferecendo nossa estrutura não apenas para ele, mas para todos os alunos interessados, para avaliações e esclarecimento de dúvidas. A participação dos estudantes neste tipo de competição é fundamental”, afirmou.
Além de Otávio, também foram premiados na Olimpíada Brasileira de Informática o estudante João Felipe Soares, da E.E Tomé Portes Del Rei, em São João del Rei, no Campo das Vertentes, e Bruno Gregorio, da E.E. Doutor Juscelino Barbosa, em Capelinha, no Jequitinhonha, ambos agraciados com medalhas de prata na competição.
Sobre a OBI
Idealizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Olimpíada Brasileira de Informática é uma competição organizada nos moldes de outras olimpíadas científicas do Brasil, como Matemática, Física e Astronomia.
O objetivo da OBI é despertar o interesse dos estudantes em uma ciência essencial na formação educacional contemporânea (ciência da computação), por meio de uma atividade que combina desafio, criatividade e um saudável espírito de competição. A organização da OBI é responsabilidade do Instituto de Computação da Unicamp.
Agência Brasil