Abelhas, formigas e cães podem identificar a doença pelo cheiro, mas ainda não substituem métodos tradicionais de diagnósticos da doença
Sim, alguns animais e insetos podem identificar o câncer pelo olfato. É o que sugerem estudos iniciais realizados por universidades dos EUA e da França. Até o momento, foram estudados cães, formigas e, mais recentemente, abelhas.
É importante ressaltar que os estudos ainda estão em fase inicial e não substituem métodos de diagnóstico tradicionais da doença.
Cães
Os cães se mostraram capazes de “farejar” câncer em amostras de sangue e saliva com 95% de precisão. A informação está em uma pesquisa realizada por Heather Ann Junqueira e apresentada no encontro anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular, em Orlando, nos EUA. No estudo, ela dá exemplo de um caso de câncer de mama identificado pelos animais 18 meses antes do diagnóstico do tumor.
É importante dizer que os cachorros precisam ser treinados para isso, apesar de já terem muito mais receptadores de cheiro do que os humanos: 300 milhões contra 5 milhões dos humanos. Segundo ela, os animais foram capazes de identificar pelo cheiro câncer de mama, pulmão, próstata, colorretal, tireoide, melanoma, linfoma e carcinoma de células renais.
Formigas
No caso das formigas, segundo estudo da Universidade Sorbonne Paris Nord, na França, uma espécie específica, a formica fusca, foi capaz de identificar o cheiro do câncer de mama pela urina.
O estudo mostrou que essa espécie de formiga pode aprender a distinguir o cheiro da urina de ratos portadores de câncer de mama humano do cheiro da urina de ratos saudáveis.
“Ficamos surpresos com a rapidez das formigas”, disse um dos autores do estudo, Baptiste Piqueret.
Abelhas
As abelhas podem distinguir entre diferentes tipos de células de câncer de pulmão apenas pelo “cheiro” das culturas celulares. E essas descobertas poderiam ser usadas como modelo para o desenvolvimento de novos testes para diagnosticar precocemente o câncer de pulmão.
É o que aponta uma pesquisada da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual de Michigan (EUA) e do Instituto de Ciência e Engenharia Quantitativa da Saúde.
“O que é surpreendente é a capacidade das abelhas não só de detectar células cancerígenas, mas também de distinguir entre linhas celulares de vários tipos de câncer de pulmão”, diz Autumn McLane-Svoboda, um dos integrantes do estudo
“Os insetos têm um olfato incrível, assim como os cães”, diz Debajit Saha, uma dos responsáveis pela pesquisa