Atual gestão compartilhou experiências exitosas no estado e conheceu histórias de sucesso
Os avanços da gestão do Governo de Minas foram destaques em reuniões de empresários e setores produtivos realizados em Cuiabá, no Mato Grosso, e Anápolis, Goianápolis e Goiânia, em Goiás, estados onde o governador Romeu Zema cumpriu agendas de trabalho na segunda (14/10) e nesta terça-feira (15/10).
Os encontros foram uma oportunidade de reforçar o desenvolvimento da economia mineira, atrair novos negócios e colaborar com os outros estados, compartilhando experiências exitosas em Minas.
Cuiabá
Na capital mato-grossense, o governador participou de um evento promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Cuiabá), na segunda-feira.
Na oportunidade, Zema fez uma palestra, na qual compartilhou insights sobre como os aprendizados do setor privado contribuíram para a gestão pública do estado. Ele também apresentou dados que confirmam as melhorias.
“Minas Gerais está em um momento crucial, com diversas oportunidades de investimento em setores como tecnologia, agricultura e energia renovável. Convido todos vocês a conhecerem o que nosso estado tem a oferecer”, disse o governador.
O encontro reuniu empresários locais e representantes de importantes entidades, como Fecomércio, Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Federação das Indústrias, FCDL e Abrasel, que discutiram as possibilidades de colaboração entre Minas Gerais e Mato Grosso.
O governador também ressaltou os potenciais econômicos e oportunidades de negócios que o estado oferece. “Estamos comprometidos em transformar Minas Gerais em um polo de inovação e desenvolvimento. Com a contribuição do setor privado, podemos criar um ambiente propício para novos negócios e, assim, impulsionar a economia do estado, gerando emprego e renda para os mineiros”, destacou.
Anápolis
Em Anápolis, em Goiás, o governador Romeu Zema se reuniu com representantes do Porto Seco da cidade, uma referência em logística no Centro-Oeste.
O governador conheceu as instalações do Porto Seco, que é considerado o terceiro maior do Brasil. O terminal foi planejado para oferecer soluções personalizadas em serviços aduaneiros, sendo uma peça fundamental no crescimento de empresas que atuam tanto no mercado interno quanto externo.
A estrutura é fundamental para escoar de forma estratégica as produções empresariais para diferentes regiões do país, contribuindo diretamente para o desenvolvimento socioeconômico de Goiás e de seus clientes.
Goiânia
Em Goiânia, o governador participou de um encontro com empresários da Associação Empresarial da Região da 44 (AER-44), uma área com grande quantidade de lojas do setor de modas.
A reunião teve como foco o fortalecimento das relações entre o polo atacadista de moda da região e o estado de Minas Gerais, além da troca de experiências sobre políticas de incentivo ao setor atacadista e apoio ao empreendedorismo.
Desde 2019, o Governo de Minas Gerais investiu cerca de R$ 1,1 milhão no setor têxtil e de vestuário, contribuindo para a criação de mais de 5 mil empregos diretos e indiretos.
A Região da 44, um dos principais polos comerciais de Goiânia, reúne 19.560 pontos comerciais, 84 galerias, shoppings e 38 hotéis. Com uma infraestrutura robusta que inclui cinco mil leitos, a região gera cerca de 150 mil empregos diretos e atrai mensalmente 260 ônibus com compradores de diversas partes do país, destacando-se como um dos mais dinâmicos centros atacadistas do Brasil.
“Acredito que a colaboração entre Minas Gerais e Mato Grosso pode gerar grandes resultados. Juntos, podemos fortalecer nossas economias e criar um ambiente favorável para negócios que beneficiem tanto os mineiros quanto os mato- grossenses e os goianos”, finalizou o governador.
Goianápolis
Nesta terça-feira, o governador também esteve em Goianápolis, onde se reuniu com empresários da região na abertura dos compromissos do dia. Em pauta, foram discutidos desburocratização e investimentos.
Agência Minas