Etanol é renovável e menos poluente que os combustíveis fósseis e emite até 80% menos gases de efeito estufa (GEE) do que a gasolina

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), irá substituir gradualmente o abastecimento de sua frota veicular de gasolina para álcool. A mudança já começou a ser implementada e faz parte da política estadual de incentivo ao consumo do etanol, “Na Hora de Abastecer, Escolha o Etanol”.

Desde junho de 2024, os órgãos atendidos pela frota estadual foram orientados a priorizar o abastecimento a álcool, ao usarem a rede credenciada. Em relação aos postos próprios, o próximo processo licitatório para aquisição de combustíveis está sendo feito com prioridade na compra de etanol.

A contratação será realizada por meio de contrato corporativo e a migração dos tanques será efetivada de forma gradual, prevista para começar em dezembro de 2024. Após a homologação da licitação, os postos do modelo de Gestão Total dos Abastecimentos (GTA) que, atualmente, fornecem gasolina, começarão a migrar para o etanol.

A medida abrange as duas formas principais pelas quais os veículos da frota estadual são abastecidos: pelos postos próprios do Estado, por meio do modelo de GTA, e em postos de rua da rede credenciada. Criada por meio da Lei nº 24.652/2024, a iniciativa tem como objetivo incentivar o consumo de combustível sustentável, limpo e renovável.

A priorização do abastecimento a álcool faz parte de uma diretriz estratégica do Governo de Minas, devido às vantagens ambientais em comparação à gasolina. Dessa forma, a transição do abastecimento dos veículos oficiais com motorização flex prevê migrar da gasolina para o álcool, menos poluente que os combustíveis fósseis e com emissão de até 80% menos gases de efeito estufa (GEE).

Um estudo realizado pela Seplag-MG identificou que 68% dos veículos da frota podem ser abastecidos a álcool e apenas 5,98% são exclusivamente movidos a gasolina. Os demais veículos são a diesel.

Gestão Total dos Abastecimentos

No modelo GTA, que corresponde a 75% do volume de abastecimento da frota, existem 78 postos próprios do Estado ativos e distribuídos em 66 municípios.  A coordenação do modelo é feita pela Seplag-MG. Os postos estão alocados em imóveis públicos, administrados pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com uso compartilhado por mais de 50 órgãos e entidades.

A compra e o pagamento dos combustíveis são feitos por cada órgão e entidade, mas consolidada pela Seplag-MG. A partir de agora, será feita uma nova e única contratação em que serão atendidos todos os órgãos e entidades. A novidade vai tirar a necessidade de que cada instituição formalize um contrato específico para o atendimento de sua demanda.

Assim que o novo contrato estiver vigente, as corporações da PMMG e da PCMG, responsáveis por 75% da demanda, serão as primeiras a abastecer com álcool em alguns postos. Os demais órgãos terão acesso a partir do quinto mês de vigência, e poderão fazer pedidos de álcool e abastecer com este combustível em 77 postos do modelo GTA. A previsão é que em outubro de 2025, 78 postos já terão etanol.

Agência Minas