Paralisação está marcada para setembro e outubro e pode suspender decolagens durante períodos do dia

A greve dos controladores de tráfego aéreo deve impactar operações em quatro aeroportos de Minas Gerais nas próximas semanas, incluindo Uberlândia, Uberaba, Belo Horizonte (Pampulha) e Montes Claros. A paralisação está programada para os dias 24, 26 e 30 de setembro e 2 de outubro, ocorrendo em dois horários diários: das 11h às 12h e das 15h às 16h.

Durante o período da greve, as decolagens serão suspensas, mas voos já em andamento e operações prioritárias, como transporte de órgãos, pacientes, resgates e missões militares, não serão afetados. Cerca de 140 trabalhadores devem participar do movimento.

O sindicato da categoria reivindica melhores condições de trabalho, cumprimento do acordo coletivo 2023/2025, implantação do plano de cargos e salários, melhorias no plano de saúde, além de denunciar escalas excessivas e a ausência de concursos públicos nos últimos 14 anos.

A Aena, responsável pelos aeroportos de Uberlândia e Uberaba, informou que acompanha as negociações e possui planos de contingência para reduzir os impactos aos passageiros e às companhias aéreas.