Nova edição do programa conta com mais de 211 mil vagas em universidade privadas do país

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025, começam nesta segunda-feira (30) e vão até o dia 4 de julho. Os candidatos devem se inscrever por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nesta edição, serão oferecidas 211 mil bolsas de estudo em 887 instituições privadas de ensino superior em todo o país.

Para participar do processo seletivo, é necessário ter feito o Enem em 2023 ou 2024, obtendo, no mínimo, 450 pontos na média das provas e nota diferente de zero na redação. Além disso, os candidatos precisam se enquadrar em pelo menos um dos seguintes critérios:

Exceto no caso dos professores, os demais candidatos não podem possuir diploma de ensino superior.

No momento da inscrição, o estudante poderá escolher até duas opções de curso, turno e instituição, conforme a disponibilidade de bolsas. Ao término do período de inscrições, os candidatos serão classificados com base nas notas do Enem e nas opções escolhidas.

As chamadas para matrícula ocorrerão nas seguintes datas:

Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das chamadas poderão manifestar interesse na lista de espera entre os dias 18 e 19 de agosto. O resultado da lista está previsto para 22 de agosto.

Entenda o Prouni:
O Prouni concede bolsas de estudo em cursos de graduação de instituições privadas. As bolsas integrais (100%) são destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais (50%), o limite de renda familiar per capita é de até três salários mínimos.

Calendário do Prouni – 2º semestre de 2025:

Contém informações do SBT News