O inverno começa nesta 3ª feira (21.jun), às 6h14 (horário de Brasília), e termina em 22 de setembro, às 22h04. Daqui até lá, muitas frentes frias vão avançar pelo Sul, Sudeste, e algumas poderão alcançar até o litoral do Nordeste. Entretanto, nem todas trarão massas de ar frio de origem polar, fortes e duradouras, que serão caracterizadas como ondas de frio.
A previsão da Climatempo é de que uma onda de frio passe pelo país na virada entre os meses de junho e julho. Outras duas ondas de frio devem chegar ao longo do mês de julho: a primeira ainda dentro da primeira quinzena de e a segunda no final de julho.
Durante o mês de agosto, ainda há expectativa de pelo menos uma massa de ar frio de origem polar com forte intensidade, suficiente para provocar geada na região Sul e até em áreas do Sudeste.
A chance de ondas de frio em setembro é muito baixa, mas algumas massas de ar frio de origem polar ainda poderão provocar temperaturas baixas para formação de geada em pequenas áreas da região Sul.
O destaque para setembro, na verdade, é uma rápida elevação de temperatura na segunda quinzena do mês.