Levantamento realizado pela CNI aponta ainda que 66% têm medo de conviver com pessoas não imunizadas contra a Covid-19
Dois em cada três brasileiros (65%) afirmam que são a favor da exigência do comprovante de vacinação contra a covid-19 para a entrada em estabelecimentos comerciais, enquanto apenas 22% rejeitam a medida. Os dados são da pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta 3ª feira (13.dez).
Conforme o levantamento, feito entre 18 e 23 de novembro, as pessoas que não receberam nenhuma dose de vacina são aquelas que têm menos medo de frequentar lugares públicos. Enquanto 65% dos brasileiros totalmente imunizados contra a doença permanecem com algum temor de ir a shows e eventos, esse percentual cai para 39% entre aqueles que não tomaram nenhuma dose da vacina.
No geral, essa é a atividade que mais desperta algum tipo de temor entre os entrevistados, considerando imunizados ou não. Sessenta e um por cento deles afirmam que têm medo muito grande (16%), grande (22%) ou médio (23%) de ir a shows ou eventos. Ao mesmo tempo, o trabalho presencial é a atividade que menos assusta os entrevistados: 23% afirmam que têm medo muito grande (8%) ou grande (15%) e 27% dizem que o medo é médio.
Dos 2.016 entrevistados, 49% também se manifestaram contra a queda da exigência do uso de máscaras e 39% disseram ser favoráveis às medidas que tornam o uso do equipamento de proteção facultativo. Destes, 36% afirmam que continuarão usando a máscara em algumas situações, como ambientes fechados, 35% seguirão usando mesmo depois que elas deixarem de ser obrigatórias, e 28% deixarão de usá-las assim que forem liberados pelos órgãos de saúde.
A pesquisa constatou ainda que o desejo de se precaver contra o coronavírus aparece também em outro dado: 66% dos entrevistados têm medo de conviver diariamente com pessoas que não tomaram nenhuma das doses da vacina. Cerca de 14% dizem ter medo muito grande ou grande (27%), enquanto 25% afirmam que o medo é médio.
SBT NEWS