De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Pet Brasil, em 2021, o faturamento anual foi de R$ 51,7 bilhões, enquanto que em 2020 o mercado pet concluiu o ano com faturamento de R$ 40,8 bilhões
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Pet Brasil, o setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação registrou alta de 27% no faturamento em 2021, no comparativo com 2020. Em 2021, o faturamento anual foi de R$ 51,7 bilhões, enquanto que em 2020 o mercado pet concluiu o ano com faturamento de R$ 40,8 bilhões. Só os produtos de bem-estar e higiene animal movimentaram R$2,8 bilhões e tiveram um crescimento de 19,5%.
Mas engana-se que o mercado de produtos para pets se resume em shampoo e condicionar para cães e gatos ou então roupinhas simples para vestir os animais em dias mais frios, o setor está cada vez mais investindo em produtos diferenciados e para diferentes finalidades. “Se olharmos para o passado, antes os animais não tinham rações próprias para cada tipo de raça ou idade e também não existiam produtos produzidos para proporcionar qualidade de vida e ao mesmo tempo cuidar da saúde e da aparência dos pets”, explica Carol Vaz, criadora da marca Dog´s Care.
Carol acabou descobrindo na prática o potencial do mercado pet e como poderia faturar e ao mesmo tempo ajudar outros tutores que enfrentam alguns imprevistos com os animais. Em 2006, a cachorra da Carol, a Jully, da raça Llhasa Apso, tinha a síndrome do ovário policístico (SOP), então a empreendedora acabou vivendo o caos por conta do cio bastante longo. “Fui atrás de fraldas para pets em lojas especializadas, mas todos diziam que não existia e que eu deveria improvisar uma fralda para humanos.”
Foi então que depois de várias tentativas, estudos e adaptações, a empreendedora finalmente conseguiu criar a primeira fralda para pets do mundo. Se no começo os clientes acabaram estranhando a ideia, com o tempo a fralda foi ganhando os consumidores e as prateleiras dos pet shops. Sendo assim, Carol decidiu ampliar o portfólio da marca e investir em outros produtos diferenciados, o que acabou se tornando a marca registrada da Dog´s Care.
“Na verdade, quando eu desisti de seguir com a carreira jurídica e me tornar uma empreendedora do setor pet, eu pensei em abrir um pet shop, mas percebi que esse mercado já estava saturado, então eu pesquisei para saber quais eram os produtos que poderiam ajudar os tutores e que não existiam no mercado ainda.” Hoje a Dog´s Care possui mais de 15 produtos em seu portfólio, produzidos para diferentes finalidades. Entre eles está o Ecotapete higiênico lavável e reutilizável, que permite mais de 240 lavagens, ou seja, evita aquele descarte de jornais constante, um diferencial pensado no consumo consciente e no meio ambiente. Outro detalhe do produto é que ele imita fielmente um jornal.
Já para os gatos, a marca desenvolveu o granulado higiênico feito com fibra de celulose. Ele é três vezes mais leve que a areia convencional e pode ser descartado no vaso sanitário. Nos últimos anos, o carvão acabou se tornando um aliado na saúde, higiene e cuidado das pessoas, tanto que hoje em dia é possível encontrar com facilidade nas prateleiras de perfumarias shampoos, cremes de massagem e principalmente, cremes dentais feitos com o combustível fóssil. Pensando nisso, a marca criou um creme dental com carvão ativado feito para os pets.
Crescimento em 2021
Com a pandemia e os brasileiros trabalhando em casa, as pessoas acabaram passando mais tempo com os pets e isso fez os consumidores gastarem mais com eles. Sendo assim, a Dog´s Care registrou crescimento de 35% em 2021 e dobrou o faturamento nos últimos dois anos. “Lançamos recentemente uma linha especial produzida com nanotecnologia, e queremos continuar investindo em produtos diferenciados e que atendam diferentes necessidades dos pets e dos tutores.”
Sobre a Dog´s Care
Pioneira e inovadora, a empresa trouxe ao mercado nacional no ano de 2006, com exclusividade, as fraldas descartáveis para cães, com o principal objetivo de facilitar o dia a dia com o pet em casa e nos passeios, quando ele insiste em fazer as necessidades fora do lugar e a vida vira um caos. Tornando cada vez mais harmoniosa a convivência entre pessoas e cães, hoje possui uma linha com mais de 30 itens, entre acessórios para facilitar o passeio, produtos descartáveis e uma linha para auxiliar no adestramento e na higiene. Tudo criado a partir do seu dia a dia com seus pets, com um único objetivo: inspirar a convivência sem limites entre pessoas e cães.