O próximo final de semana no Parque de Exposições do Camaru será marcado por grandes novidades com o início da Mostra Gaúcha Minas Tchê em Uberlândia. Além do novo local, o Grupo Folclórico Polonês Wesoly Dom, que apresenta pela primeira vez na cidade, será a principal atração cultural do evento que acontece de 5 a 14 de maio com mais de 50 stands com produtos típicos do sul do país com o melhor da moda, gastronomia e decoração.

 

São mais de 20 anos de história com reconhecimento internacional. O grupo polonês vem direto da cidade brasileira de Araucária, no Paraná. A cidade paranaense é co-irmã da cidade polonesa Wroclaw, o que fortalece ainda mais os vínculos com o país eslavo.

 

O Coreógrafo do grupo, João Pedro De Carli Katsuki ressalta que as apresentações transportam o público a um pequeno passeio pelo território polonês. “Tem um pouco de tudo da cultura polonesa. Usamos roupas e trajes originais e feitos no Brasil. Já na música, vamos das polcas às valsas, de ritmos lentos aos acelerados, do romântico ao festivo”, garante. Os trajes típicos são uma atração à parte e chamam atenção do público. Alguns trajes chegam a pesar oito quilos. “Estamos levando para  Uberlândia figurinos que são usados por poloneses até hoje. O colorido das vestes e a diversidade de figurinos sempre chamam muita atenção”, afirma Katsuki.

 

Para a temporada em Uberlândia, o coreógrafo do grupo diz que as expectativas são altas. “Queremos levar para mais cantos do Brasil um pouquinho da nossa cultura e energia. E mostrar que o sul é feito de muitas cores, ritmos e sentimentos”. Com participações em festivais internacionais na Polônia, Chile, Paraguai, e diversos estados do Brasil, o nome do Grupo Folclórico Polonês Wesoly Dom carrega uma curiosidade. Em português, significa “Casa Alegre”. Afiliado ao CIOFF© (Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais), os dançarinos marcaram presença três vezes consecutivas no Światowy Festiwal Polonijnych Zespołów Folklorystycznych Rzeszów, nos anos de 2008, 2011 e 2014. Durante a turnê na Polônia, promovida por Wspólnota Polska, eles foram convidados especiais.

 

Neste ano, durante os 10 dias de Minas Tchê, mais de 20 mil visitantes são esperados. O público terá a oportunidade de matar a saudade dos costumes e da tradição do povo gaúcho. O grupo de dança Paixão Gaúcha, de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, que se apresentou na última edição do evento, também estará presente em todos os dias.  A Mostra Gaúcha contará com produtos típicos do Rio Grande do Sul, entre eles: vinhos, queijos e doces caseiros, chocolates de Gramado, a moda couro outono-inverno 2023 e móveis coloniais. A estimativa é de que sejam gerados cerca de 100 empregos temporários diretos durante o evento.

Imagem divulgação

Outra novidade é que o evento contará com estacionamento gratuito. Os horários de abertura e fechamento são variados (veja a tabela abaixo). Os ingressos podem ser adquiridos no local pelo valor de R$ 8 (preço promocional, meia entrada para todos).

 

Informações gerais

16ª Feira Minas Tchê

De 05 à 14 de maio

Parque de Exposições Camaru

Ingressos: R$ 8,00 reais (valor de meia entrada para todos)

Menores de 10 anos têm entrada gratuita.

 

Horário de funcionamento:

Quinta 05/05 – 18h às 23h – abertura

Sábado 06/05 – 12h às 23h

Domingo 07/05 – 12h às 22h

Segunda 08/05 – 16h às 22h

Terça 09/05 – 16h às 22h

Quarta 10/05 – 16h às 22h

Quinta 11/05 – 16h às 22h

Sexta 12/05 – 16h às 23h

Sábado 13/05 – 12h às 23h

Domingo 14/05 – 12h às 22h – encerramento

O grupo de dança polonesa se apresentará somente no primeiro final de semana da feira e estará disponível para reportagens a partir de sexta-feira (5) pela manhã
Imagem divulgação