Programação foi pensada para aproximar o Judiciário da comunidade por meio de debates e ações educativas
A Comarca de Monte Carmelo promoveu, entre os dias 8 e 14/10, uma semana de reflexões sobre a infância e juventude. O evento, aberto a toda a comunidade, foi realizado no Anfiteatro do Centro Universitário Mário Palmério (Unifucamp) e reuniu mais de 500 participantes ao longo da programação.
A “Semana da Infância e Juventude” foi organizada pelo Poder Judiciário em parceria com a Rede de Proteção da Infância e Juventude de Monte Carmelo, com apoio da Prefeitura Municipal e do Unifucamp.
A iniciativa teve como objetivo promover a articulação entre instituições, profissionais da área e a sociedade civil, fortalecendo o diálogo sobre os direitos das crianças e dos adolescentes.
A juíza diretora do Foro da Comarca de Monte Carmelo, Tainá Silveira Cruvinel, celebrou a realização da Semana e destacou sua importância como espaço de troca de conhecimentos e fortalecimento de redes de apoio:
“Gostaria de agradecer a todos os profissionais, estudantes e palestrantes que participaram da ‘Semana da Infância e Juventude’ aqui em Monte Carmelo. A Semana integra o projeto ‘Travessias Jurídicas pela Infância e Juventude‘, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O projeto busca desenvolver ações articuladas de proteção, defesa e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, prevenindo e combatendo possíveis violações de direitos. Foi uma semana de muito aprendizado, marcada por uma troca rica de experiências em torno de uma causa que nos impõe grandes desafios, mas que é essencial para a formação dos cidadãos do futuro.”

Programação
A programação foi construída a partir de demandas identificadas pela Rede de Proteção local, com foco na atuação conjunta entre o Judiciário, o Sistema de Garantia de Direitos e a comunidade.
Os encontros estratégicos proporcionaram debates de temas relevantes, com a presença de especialistas de diversas áreas.
O juiz titular da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Uberlândia, José Roberto Poiani, integrante da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) e coordenador-executivo do Sistema Socioeducativo do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do TJMG, e a comissária da Infância e Juventude do TJMG Raquel Olício Guimarães participaram do evento, ministrando a palestra “Acolhimento Familiar e Entrega Legal”.

Foi abordada a importância de políticas públicas voltadas à proteção integral da criança e do adolescente.
O magistrado ressaltou a qualidade do evento:
“A ‘Semana da Infância e Juventude’, realizada no âmbito do projeto ‘Travessias Jurídicas pela Infância e Juventude’, do TJMG, foi cuidadosamente planejada pela Comarca de Monte Carmelo, com diversas palestras e a divulgação de trabalhos relevantes. A iniciativa da dra. Tainá e sua equipe é extremamente significativa, especialmente neste mês em que se celebra o Dia das Crianças, e trouxe conteúdos diversos e de grande qualidade.”
O juiz José Roberto Poiani, ao reforçar o tema abordado em sua palestra, também destacou:
“Tivemos momentos de diálogo sobre o projeto ‘Família Acolhedora‘, atualmente em fase de implantação nas quatro cidades que integram a Comarca. Além disso, falamos sobre o programa ‘Entrega Legal‘, do TJMG, que visa oferecer atendimento humanizado às mulheres, especialmente mães de recém-nascidos, que desejam entregar seus filhos para adoção.”
Além dessa, outras palestras de destaque realizadas ao longo da semana foram: “Família Formadora de Valores e Educação Sistêmica para a Vida”, com o promotor de Justiça titular da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Patos de Minas, Paulo Henrique Delicole; “Infância Protegida: desafios e estratégias na atuação em rede”, com a doutora em Serviço Social Angélica Gomes da Silva; e “Adoção como Medida de Proteção e Inclusão Social”, com a cofundadora, presidente e diretora técnica da Organização Filantrópica sem fins lucrativos Pontes de Amor, Sara Vargas
Como parte da programação, no dia 9/10, o programa “Conhecendo o Judiciário”, promovido pela Coordenação de Relações Públicas (Cerp), da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) do TJMG, recebeu no Fórum Tito Fulgêncio a visita de 40 alunos da Escola Municipal Francisco Campos, proporcionando aos estudantes uma experiência educativa e de aproximação com o Sistema de Justiça.