Movimento estratégico de diversificação de receitas e inovação potencializa os resultados da companhia e melhora as perspectivas para o futuro, diz Sandro Magaldi, especialista em transformação de negócios
A gigante global de serviços de streaming Netflix divulgou nesta quarta-feira (18) seu balanço do terceiro trimestre de 2023 com resultados acima das projeções de analistas. As receitas no período atingiram US$ 8,5 bilhões, um crescimento de 7,8% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, e a base de assinantes aumentou 8,76 milhões. Após a divulgação, as ações da companhia na Nasdaq, a bolsa de valores de empresas de tecnologia, subiam mais de 9% no after market.
Para Sandro Magaldi, especialista em transformação de negócios e autor dos best sellers “Gestão do Amanhã” e “Estratégia Adaptativa”, que abordam os desafios das corporações para se manterem competitivas em meio às disrupções no mercado consumidor, a Netflix mostra que está muito atenta a outras fontes de geração de receita.
“A Netflix tem investido muito na construção de uma plataforma de negócios, com assinaturas com publicidade e outras iniciativas que proporcionam novas experiências aos seus clientes, como restaurantes e produtos licenciados. Esses movimentos, além de potencializar os resultados, aumentam também as projeções futuras da companhia”, explica Magaldi.
De fato, segundo o comunicado da Netflix na apresentação do balanço do terceiro trimestre, a projeção para o fluxo de caixa livre para o ano fiscal de 2023 foi elevada de US$ 5 bilhões, na previsão anterior, para US$ 6,5 bilhões. Um dos fatores que contribuem para isso foi o crescimento de 70%, no trimestre, na adesão aos sues planos com publicidade.
Visando a novas receitas relevantes no longo prazo, recentemente o vice-presidente de produtos de consumo da empresa, Josh Simon, disse que a Netflix abrirá lojas físicas no EUA em 2025, para depois exportar o conceito para outros países.
Segundo Simon, a intenção da Netflix House, como foi batizado o projeto, é se aproximar dos assinantes da plataforma e gerar novas fontes de receitas, em espaços que reúnam produtos derivados dos audiovisuais, além de restaurantes e outras “experiências”. Vale lembrar que, em junho deste ano, a Netflix inaugurou seu primeiro restaurante, o Netflix Bites, no estado da Califórnia.