Ações incluem aprimoramento do Processo de Análise e Aprovação do Plano de Ação Emergencial de Barragens

O Laboratório de Inovação do Governo de Minas (LAB.mg) concluiu projetos com três instituições estaduais para desenvolver e aprimorar processos que levam melhorias para os serviços prestados aos cidadãos e aos servidores do Estado.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e pela Fundação João Pinheiro (FJP), o LAB.mg atua em projetos voltados para a transformação de serviços públicos, trazendo inovação e melhoria da experiência do usuário.

As três parcerias concluídas nos últimos meses foram feitas com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) – site É Do Campo; a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) – Plano de Ação de Emergências de Barragens; e a FJP – processo de pagamentos.

“Esses projetos mostram como a inovação pode agregar valor de forma prática”, afirma a subsecretária de Inovação e Gestão Estratégica da Seplag-MG, Ana Flávia de Castro Morais. “Nosso objetivo foi criar soluções que aumentam a eficiência dos serviços públicos e, ao mesmo tempo, melhoram a experiência tanto dos servidores quanto dos cidadãos”, diz.

“Já observamos melhorias concretas, como mais agilidade e transparência nos pagamentos dos professores da FJP e uma melhor experiência para os usuários do site É Do Campo”, destaca Ana Flávia de Castro.

Plano de Ação de Emergência de Barragens

O Plano de Ação de Emergência (PAE) é um documento que estabelece as ações necessárias para garantir a segurança das pessoas e dos animais, a preservação do meio ambiente e a salvaguarda do patrimônio cultural em caso de rompimento de barragem.

O LAB.mg e a Feam realizaram um projeto que trouxe melhorias para o processo de análise e aprovação do PAE, para a comunicação entre os órgãos governamentais envolvidos, além da automatização de procedimentos. Entre essas ações, estão o aperfeiçoamento da triagem de documentos, materiais orientativos, revisão normativa de instrumentos jurídicos, entre outros.

O projeto foi concluído em maio de 2024 e já está sendo implementado pela Feam.

Site É Do Campo

Entre os meses de fevereiro e maio deste ano, o LAB.mg desenvolveu junto com a Emater um plano de melhoria para o site É Do Campo. A página funciona como um ambiente virtual de compra e venda (marketplace) de produtos artesanais mineiros e da agricultura familiar direto dos produtores.

O projeto buscou aprimorar a experiência do usuário e aumentar a atratividade de clientes para o site. Foram realizadas entrevistas, testes de usabilidade e questionários.

Por meio desse diagnóstico, foi possível pensar em estratégias e soluções para a página, como alterar o layout, melhorar a interface do site e inserir funcionalidade para avaliação dos produtos. O objetivo foi aumentar a satisfação do usuário, impulsionar as vendas de produtos mineiros e fortalecer a imagem da Emater-MG.

Otimização de pagamentos na FJP

O projeto de Otimização do Pagamento de Professores da FJP contou com revisão do processo e criação de automações, melhorando o fluxo de pagamentos e reduzindo o retrabalho e o tempo de execução das atividades desenvolvidas pelos setores envolvidos.

O projeto foi uma iniciativa conjunta entre o LAB.mg, a equipe do Automatiza.MG, da Seplag-MG, a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho e o setor de Recursos Humanos da FJP. Juntos, eles simplificaram o processo de pagamento, automatizaram etapas e melhoraram o acesso dos professores às informações do valor recebido, o que tornou a atividade mais ágil e transparente.

A partir dos robôs desenvolvidos pela equipe do Automatiza.MG, foram 16 horas de trabalho economizadas por mês, com o trabalho sendo realizado 9,6 vezes mais rápido.

Agência Minas