O aluno tem até o dia 25 de fevereiro para se inscrever e deverá cumprir alguns requisitos; saiba quais

A partir desta terça (22.fev), estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudos no ensino superior privado. Os estudantes terão até 25 de fevereiro para realizar a inscrição no site www.prounialuno.mec.gov.br.

Ao todo, serão ofertadas 81.036 bolsas integrais e 91.965 parciais, que cobrem 50% da mensalidade, para 19.584 cursos em 1.085 universidades particulares de todo o país.

Para se inscrever é preciso ter realizado o Enem, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame em uma das últimas duas edições. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação e nem ter participado do exame na condição de treineiro. O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Podem concorrer às bolsas os estudantes que tiraram nota mínima de 450 no Enem e que não zeraram na redação. Além disso, é necessário:

Com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior. Na hora da inscrição, o candidato terá até duas opções de instituição de ensino, curso e turno dentre as bolsas disponíveis. Quando o prazo for encerrado, o sistema irá classificar os estudantes conforme as opções e as notas obtidas no Enem. A primeira chamada será realizada em 2 de março.

Confira o cronograma completo do Prouni: