Segundo levantamento realizado pelo aplicativo de reforço escolar TutorMundi, Matemática, Física, Química, Redação e Biologia são as cinco disciplinas campeãs de dúvidas

TutorMundi – aplicativo de reforço escolar que conecta estudantes dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e pré-vestibular aos melhores universitários do país – realizou um levantamento sobre as principais dificuldades dos estudantes da educação básica. Segundo a pesquisa, 32,9% dos alunos têm mais dúvidas em Matemática, seguido por Física (20,6%) e Química (12,7%).

A análise levou em consideração mais de 52 mil dúvidas solicitadas por estudantes na plataforma da startup no último trimestre. “Muitos estudantes têm alguns déficits de aprendizagem, principalmente em disciplinas relacionadas à exatas. Para solucionar este problema é preciso investir em ações mais efetivas, que ofereçam suporte às dificuldades de dúvidas de cada aluno”, comenta Raphael Coelho, CEO e fundador do TutorMundi.

A pesquisa também constatou que outras importantes disciplinas do currículo escolar causam dificuldades aos alunos como: Redação (9,2%) e Biologia (8,9%). Embora com menor frequência, Português (4%), História (3,9%), Geografia (3,3%), Filosofia (1,6%) e Inglês (0,9%) também aparecem entre as matérias que geram dúvidas entre os estudantes.

O levantamento destacou ainda as dúvidas específicas de cada disciplina. Em Matemática, por exemplo, 4,5% dos estudantes possuem mais dúvidas em análise combinatória, enquanto 4,2% relatam maior adversidade com aritmética (4 operações fundamentais), e 2,7% com aritmética (razões e proporções). Em Redação, que aparece no top 5 de dúvidas, 31,5% têm dúvidas sobre o modelo da redação do Enem, enquanto 11,7% relatam dificuldades com desenvolvimento de tese e 7,7% com a estrutura da redação.

De acordo com Coelho, a pesquisa aponta claramente que os alunos possuem muitas dificuldades ou não são estimulados pelo sistema educacional a construir raciocínio lógico e transformar o texto em linguagem numérica. “A pandemia mundial acelerou a necessidade de se investir na personalização da educação e com a ajuda de ferramentas tecnológicas é possível criar estratégias que atuem diretamente a dificuldade individual de cada aluno”, explica. “Sem dúvida, esse processo será fundamental para permitir progressos significativos no desenvolvimento de cada estudante. Só assim conseguiremos quebrar as barreiras e ampliar o acesso ao ensino de qualidade para todos”, conclui.

Sobre o TutorMundi

Idealizado com o propósito de fazer os estudantes irem além de seus potenciais, o TutorMundi nasceu em 2016 e desde então virou o principal aplicativo de reforço escolar da América Latina. Por meio de tutoria online, o aplicativo conecta alunos dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e pré-vestibular aos melhores universitários do país, sem a necessidade de agendamento, na hora. A startup, que também oferece seus serviços para escolas, tem mais de 100 mil estudantes cadastrados na plataforma e conta com mais de 3 mil tutores, que passam por um rigoroso processo seletivo.