Registro deve ser feito por secretários de educação e reitores

Neste domingo (25), termina o prazo para que escolas de todo o país inscrevam os alunos no programa Pé-de-Meia, iniciativa do governo federal para estudantes de baixa renda do ensino médio. O objetivo é combater a evasão escolar e oferecer suporte financeiro a jovens em situação de vulnerabilidade social.

O programa beneficiará estudantes entre 14 e 24 anos, matriculados na rede pública e inscritos no cadastro único do governo federal. Para o professor e mestre em educação, Ival Rabelo, essa iniciativa é crucial para enfrentar o desafio da evasão escolar: “Nós sabemos que isso é uma realidade no Brasil, muitos acabam nem entrando na escola, ou saindo da escola, não concluindo o nível de ensino porque tem que ajudar muitas vezes a família na própria subsistência.”

Os estudantes beneficiados receberão R$200 pela matrícula em cada série do ensino médio. Se o aluno cumprir a frequência escolar, receberá mais nove parcelas de R$200 ao longo do ano, e R$1000 na conclusão de cada série. Aqueles que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) também terão direito a um adicional de R$200.

As inscrições dos estudantes serão realizadas automaticamente, a partir das informações fornecidas pelas escolas ao Ministério da Educação. O primeiro valor será pago entre 26 de março a 7 de abril.

Na expectativa do auxílio, jovens como Bianca Vitória, que está no terceiro ano e se prepara para o vestibular, veem no programa uma oportunidade de alívio financeiro. “Vai me ajudar principalmente a ajudar minha mãe a pagar conta, porque eu fiz um acordo com a minha mãe de que eu não ia trabalhar pra estudar. Pretendo fazer pedagogia para ajudar minha família e também é uma área que gosto muito”.

SBT News