Iniciativa abrange todas as áreas exigidas no exame e terá a participação voluntária de professores experientes no segmento; aulas acontecerão das 13h às 17h30 nos dois próximos sábados, no auditório do Dmae e pela internet

A Prefeitura de Uberlândia vai realizar uma grande mobilização educativa e social voltada para alunos de escolas públicas que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos dias 8 e 15, próximos sábados, a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) vai oferecer gratuitamente o aulão preparatório para o Enem 2025, das 13h às 17h30, no auditório do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e também pela internet.

“A proposta é oferecer uma revisão estratégica dos principais conteúdos cobrados no Enem, com dicas práticas, resolução de questões e orientação emocional, em um ambiente acolhedor e inspirador”, disse o secretário municipal de Juventude, Thaynan Salviano. De acordo com ele, quem assistir vai participar de uma preparação intensiva e motivacional para obter bons desempenhos em todas as áreas de conhecimento do Enem, sendo elas, linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, que somam 180 questões objetivas e redação.

O aulão terá a participação presencial de cerca de 200 estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas de Uberlândia e os participantes contarão com apoio psicológico e atividades voltadas ao controle emocional e à autoconfiança. Outra opção serão as transmissões ao vivo pelas redes oficiais da Prefeitura (YouTube), garantindo acesso gratuito a todos os interessados. Pela transmissão on-line, a pessoa poderá assistir de onde ela estiver e enviar suas dúvidas em tempo real para os professores e monitores. Desta forma, mais estudantes poderão participar da iniciativa, ampliando o alcance e o impacto do projeto em toda a cidade. Ambas as opções exigem cadastro prévio.

A iniciativa reunirá professores e especialistas em Enem, que atuam em instituições de ensino da cidade, como os colégios Nacional, Batista Mineiro e Olimpo, e contribuirão de forma voluntária com o conteúdo das aulas e com a elaboração do material didático utilizado durante o evento.

“O aulão é mais do que uma atividade educativa. Ele também é um movimento coletivo e uma soma de esforços entre poder público, escolas, professores e parceiros, mostrando que a união entre poder público, a parceria privada e a comunidade é capaz de oferecer importantes resultados”, destacou o secretário.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.

Divulgação/PMU