Projetos contemplam a instalação de dois Galpões de Triagem de Resíduos Recicláveis e de 25 novos Pontos de Entrega Voluntária Assistidos (PEVs)

A Prefeitura Municipal de Uberlândia, por meio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), garantiu a seleção de dois novos projetos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Seleções Financiamento. O município poderá obter crédito de mais de R$ 5 milhões para investimentos estratégicos na área de gestão de resíduos sólidos.

O anúncio das seleções foi realizado na última sexta-feira (21), e a próxima etapa será a análise da viabilidade de operação dos recursos para que o financiamento seja efetivado.

Os recursos serão destinados a duas iniciativas principais, que somam mais de R$ 5 milhões. A primeira delas é a construção e instalação de dois galpões para triagem de resíduos recicláveis em áreas públicas estratégicas, localizados nos bairros Bosque dos Buritis e Jardim Canaã, cujo objetivo é ampliar a capacidade da coleta seletiva, otimizar a logística e a cobertura territorial do serviço, além de reduzir custos com estruturas temporárias. A iniciativa busca a inclusão socioprodutiva de catadores, oferecendo infraestrutura e condições dignas de trabalho, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). Estima-se que cerca de 200 trabalhadores serão beneficiados diretamente, atuando de forma organizada.

Já a segunda iniciativa contempla a aquisição e instalação de 25 contêineres personalizados para serem utilizados como Pontos de Entrega Voluntária Assistidos (PEVs) para coleta seletiva, que serão distribuídos em áreas públicas e visam ampliar em 20% o sistema municipal de coleta seletiva, adotando um modelo misto. A principal diferença desse modelo para aquele que opera atualmente é seu modelo de gestão: diferentemente do descarte totalmente voluntário, esses pontos contarão com uma pessoa responsável pelo recebimento e pré-separação dos recicláveis, garantindo a destinação correta e reforçando a inclusão produtiva dos catadores.