Nas fases finais do Natal, os consumidores precisam ficar mais atentos à segurança das compras. Gangues especializadas em golpes online e compras de rua nos grandes centros das cidades estão aproveitando a pressa dos consumidores para finalizar listas de presentes para roubar dados pessoais e causar prejuízos.
Aglomeração e distrações ao pagar em lojas de rua criam o ambiente ideal para golpistas encontrarem pinos e substituir cartões.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que nesta época do ano também é comum a ocorrência de criminosos em ataques com páginas falsas simulando e-commerce; envio de promoções inexistentes por e-mail, SMS e mensagens de WhatsApp e criação de Perfis pessoais falsos investem em mídia para aparecer em páginas de busca e stories (stories) nas redes sociais.
“Existem muitos golpes, como a notícia de que a conta do cliente não está normal, o cartão ultrapassou o limite e precisa até renovar o token. desbloquear o novo cartão”, alertou o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Adriano Volpini.
A entidade e o banco realizaram campanhas de conscientização e ações nos canais de comunicação com os clientes para conscientizar a população sobre a prevenção de fraudes.
Procure o site oficial. Uma das principais táticas dos golpistas é enviar links e propagandas que se passam por sites oficiais, mas se revelam golpistas na hora da compra, podendo até instalar malware sem o conhecimento do usuário. Nunca clique em links desconhecidos. Digite você mesmo o endereço da loja em seu navegador de Internet;
Cuidado com alguém dizendo que existe uma grande oportunidade de compra, pedindo o pagamento na hora para que o cliente não perca o produto;
Desconfie de promoções em que o preço é significativamente inferior ao valor real do produto. Pesquise preços médios em vários sites;
Nunca clique em links recebidos em e-mails, mensagens de WhatsApp e mensagens de texto. Preste atenção ao e-mail do remetente. As grandes empresas não usam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra, enquanto as entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br; sempre use um cartão virtual para fazer compras na Internet.