O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o BC lançará o Crédito Pix em 2023 com o objetivo de autorizar as instituições financeiras a fornecer crédito para o Pix.
Não foram divulgados detalhes sobre como funcionaria. A novidade está sendo discutida em fóruns de bancos centrais, disse Renato Aragon, vice-diretor da Xsfera Consulting.
O BC realizou uma reunião em dezembro de 2022 e, segundo Aragon, o Pix Crédito não foi discutido como lançamento para este ano. O Fórum Pix é um comitê que consulta diversos agentes de marketing para a construção de novas funcionalidades do Pix. As novidades previstas para 2023 são o Pix Automático (que será utilizado como débito automático) e a inclusão de um dispositivo de segurança para coibir o uso de contas por laranjas.
Aragão disse que Haddad supostamente trouxe as informações do Pix Credito após reunião com o presidente do BC. Haddad se encontrou com Roberto Campos Neto antes da reunião da Fiesp.
O Crédito Pix chega em um momento em que o número de devedores no Brasil bate recordes. Segundo pesquisa do CNC, 77,9% das famílias declararam ter dívidas em 2022. O crédito está mais caro no Brasil devido à alta da Selic, que controla a inflação. O governo Lula tem criticado os juros e defendido sua redução. Especialistas preveem que o Pix Credito pode ser uma alternativa mais barata ao crédito, mas ainda não há informações oficiais sobre o assunto.