Demanda pelos nutricionistas aumentou principalmente na área esportiva e no tratamento de doenças crônicas, o que exige atualização constante
O profissional formado em Nutrição tem ganhado bastante espaço no mercado de trabalho. A carreira é ampla, pois a área de atuação do profissional é bastante diversificada. A profissão oferece oportunidades para atuar em consultórios, clínicas, hospitais, hotéis, restaurantes, indústrias e redes de alimentos. E oferece grandes perspectivas de atuação para este ano de 2022, destacando-se a área esportiva.
“Nesse ano de 2022, temos alguns destaques para a área da nutrição esportiva, visto que teremos um dos eventos mais importantes, com a Copa do Mundo, onde atletas precisam se dedicar na alimentação para que obtenham um melhor desempenho esportivo, assim como a área da nutrição funcional e clínica, visto que há uma preocupação da população em manter a saúde íntegra durante este ano com a continuidade da pandemia”, explicou a professora Júlia Franco, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade São Luís de França (FSLF)
Sobre o mercado de trabalho, a nutricionista afirmou que há um constante aumento na procura pelo profissional formado em Nutrição, visto que o profissional está cada vez mais inserido no tratamento de doenças crônicas. A carreira também tem demonstrado ser importante para prevenir o desenvolvimento de tais doenças. “Um corpo bem nutrido e saudável possui melhores condições para o combate a doenças que venham a ser acometidas. Cada vez mais, os profissionais estão imersos em redes de trabalho multidisciplinares, com a sua função mais bem definida e valorizada pelos demais colegas”, destacou.
Para quem está se formando agora, Júlia ressalta a importância de se manter atualizado na área que pretende atuar. “É preciso buscar cada vez mais conteúdos e conhecimentos. Fica como sugestão também entrar no mundo das redes sociais, onde o nutricionista pode aparecer e ter destaque como profissional da saúde e produzir conteúdos que possam agregar na vida dos seguidores. É uma forma de expor o trabalho e transmitir segurança aos futuros pacientes”, pontuou.
Outra dica é buscar especializações, pós-graduações e residências. Estas são alternativas de grande valia para o profissional que busca ter um destaque profissional e se aprofundar naquela área que pretende seguir. “É muito importante que o nutricionista tenha um nicho para atuar e conseguir ser cada vez mais expert naquela área. Hoje, a Nutrição conta com 34 especialidades reconhecidas pelo Conselho de Nutrição e pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran)”, finalizou a professora da FSLF.