‘Emov – Elas em Movimento’ pretende fortalecer as ações voltadas para o empreendedorismo feminino na região

A semana nacional do empreendedorismo feminino, em Uberlândia, será marcada pelo lançamento do EMOV – Elas em Movimento, nesta segunda-feira (18/11). A apresentação do projeto vai ocorrer às 19h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), com a presença de lideranças femininas de diferentes iniciativas e comunidades de mulheres empreendedoras que participam da ação para compartilhar experiências e transformar o cenário local.

O projeto surgiu com o apoio do Sebrae Minas, por meio do programa Sebrae Delas, para unificar o trabalho desses grupos e criar um ambiente mais inclusivo e colaborativo. A ideia é fortalecer o papel das mulheres no empreendedorismo, fomentando um ecossistema de inovação e crescimento. “Nosso objetivo é proporcionar uma rede de apoio sólida e estratégica. Elas vão compartilhar conhecimento, ampliar suas redes de contato e acessar ferramentas que fortaleçam seus negócios”, destaca a analista do Sebrae Minas Fabiana Queiroz.

Inicialmente, o evento será voltado para lideranças, instituições e autoridades locais, para que a iniciativa ganhe visibilidade, apoio e fortaleça o ecossistema do empreendedorismo feminino. Em um segundo momento, o EMOV vai promover um encontro com as empreendedoras de Uberlândia para apresentação do projeto e ações planejadas para 2025.

Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino

O lançamento do EMOV está alinhado à Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino, que ocorre anualmente, em novembro, e também ao Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014, a data destaca e valoriza a importância das mulheres no mundo dos negócios, reconhecendo seus desafios, conquistas e a crescente presença no mercado.

Para incentivar, apoiar e fortalecer as proprietárias de pequenos negócios, o Sebrae Minas conta com o Sebrae Delas. A iniciativa tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino e políticas públicas para valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres. O programa mescla os saberes e a força feminina direcionada aos negócios, atuando em quatro frentes: inteligência, sensibilização, articulação e formação de rede, e capacitação.

Empreendedorismo Feminino

Um levantamento do Sebrae Minas, com base em dados da Receita Federal, revelou que do total de 1,9 milhão de pequenos negócios ativos no estado, 40,96% são liderados por mulheres. Minas Gerais ocupa o segundo lugar entre os estados em número absoluto de pequenas empresas comandadas por mulheres, atrás apenas de São Paulo. A faixa etária predominante entre as empreendedoras mineiras é de 31 a 40 anos. O setor de Serviços concentra o maior número de empresas lideradas por mulheres no estado, com mais de 400 mil empreendimentos. O Comércio está em segundo lugar, com 261 mil empresas com mulheres à frente dos negócios.

Serviço:

Lançamento EMOV – Elas em Movimento

Data: 18 de novembro (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: ACIUB – Associação Comercial e Industrial de Uberlândia