Comerciantes temem onda de crimes na região central da capital paulista

Um homem dormiu dentro de uma viatura policial após ser preso em flagrante por furto a um restaurante na região da “cracolândia”, centro de São Paulo (SP), na manhã de domingo (09.mar). O suspeito foi detido pela Guarda Civil Municipal ao tentar sair do local com fardos de refrigerante.

O crime foi cometido na avenida Rio Branco, um dos pontos de circulação das pessoas em situação de rua e usuários de drogas. A região vive, nos últimos dias, constantes operações da polícia para tentar dispersar os grupos e coibir ações criminosas. Na manhã da última 6ª (07.abr), uma farmácia foi invadida, depredada e saqueada.

 

A situação na “cracolândia” permanece tensa, com roubos, furtos e o temor dos comerciantes da região. Uma comerciante, dona de uma lanchonete, encontrou o local revirado, com geladeira aberta e cadeiras caídas no chão.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que o policiamento foi reforçado e que mais ações são realizadas “para devolver um centro mais seguro para a população”. Segundo a polícia, foram presos 1.861 suspeitos no primeiro trimestre de 2023, um aumento de 53% em relação ao mesmo período do ano passado.