Empresa sueca de streaming de áudio divulga que cresceu 22% em relação ao ano anterior
A empresa sueca de streaming de áudio Spotify divulgou o balanço financeiro correspondente ao primeiro trimestre de 2023 e os seus números mostram bom desempenho. A plataforma viu o crescimento de 22% no número de usuários ativos e de 15% nos assinantes do serviço premium, fazendo disso o melhor momento da empresa desde 2018.
O Spotify já vinha com resultado positivo desde o último trimestre de 2022 e conseguiu superar as expectativas para os primeiros três meses deste ano. A empresa disse que conseguiu superar boa parte de seus indicadores de desempenho (KPIs).
A plataforma cresceu em 22% a base de usuários ativos mensais (MAUs), chegando a marca dos 515 milhões de ouvintes. Em 2022, o Spotify tinha 422 milhões de ouvintes ativos.
O número de assinantes do serviço premium também cresceu. O Spotify chegou aos 210 milhões de pagantes, 28 milhões a mais em comparação aos três primeiros meses de 2022 — ou 15% de crescimento no período analisado.
Usuários da Europa e a América do Sul ajudaram a companhia sueca no resultado positivo.
As demissões de cerca de 600 funcionários no começo deste ano não afetaram o desempenho divulgado no relatório financeiro.
O Spotify aponta que as melhorias aplicadas na interface do serviço, contrato de exclusividade com personalidades e o aumento de usuários nos modelos premium e gratuito contribuíram para o balanço deste trimestre.
Além disso, a empresa também lançou um novo feed no aplicativo, que promete melhorar a experiência de uso com sugestões para os usuários, mais interação com os artistas na tela inicial e a escolha de playlists que não impactam as recomendações.
As receitas totais do serviço de streaming cresceu 14% em comparação ao ano passado, chegando ao crescimento de 3 bilhões de euros.
A margem bruta cresceu 25,2%, número semelhante ao crescimento do primeiro trimestre de 2022.