Festival Palhaça Sim Senhora será realizado de 24 a 28 de novembro deste ano e apresentará a mudança no fazer artístico no que diz respeito à “palhaçaria feminina”
Com o objetivo de dar voz ao universo feminino na dramaturgia do mundo da palhaçaria, a atriz/palhaça e pesquisadora da linguagem de palhaçaria, Amanda Aloysa, propôs o primeiro “Festival Palhaça Sim Senhora!”, e o evento será realizado entre os dias 24 e 28 de novembro deste ano, de forma virtual, devido à pandemia de Covid-19.
A programação conta com quatro espetáculos convidados a partir da rede Rede de Mulheres Palhaças, três lives/palestra, uma oficina e uma roda de conversa, na qual serão aprofundadas diferentes possibilidades de argumentos, abordagens, temáticas e a construção cênica da comicidade protagonizada por mulheres na palhaçaria. “Todas as abordagens terão temas e dramaturgias próprias do universo feminino. Dentro do festival também acontecerá o nosso Cabaré, com cenas selecionadas a partir de edital público divulgadas no mês de outubro”, informa Amanda Aloysa.
O público-alvo são mulheres artistas, palhaças (os), atrizes, atores, dramaturgas (os), encenadores, diretores. Todas as ações serão on-line e gratuitas, transmitidas pelo canal do Festival Palhaça Sim Senhora no YouTube, e contarão com tradução simultânea em libras.
A importância do Festival
Segundo Amanda Aloysa, o palhaço é uma criação pautada no universo masculino. “O termo palhaça culturalmente não existia. Quando estuda-se as esquetes tradicionais de circo e suas referências encontra-se na maioria das vezes uma dramaturgia ofensiva, masculina e violenta. Desta maneira, manifestações artísticas que demonstrem o universo feminino são instrumento de resistência e mudança nas relações de gênero. O Festival tem a proposta de pensar e refletir sobre a mulher, a palhaçaria, seus lugares de atuação, fazendo uma análise da presença e abordagem dada às mulheres e à diversidade”, destaca a idealizadora do projeto.
A idealizadora
Amanda Aloysa realiza pesquisa sobre a linguagem da palhaçaria, desde o ano de 2000, no início da graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Durante sua formação acadêmica teve a oportunidade de trabalhar com a linguagem da palhaça nos palcos, hospitais, ruas e em teatros empresariais.
Sua palhaça, Chica Benta Santos Sóbria, atua como palhaça-doutora desde 2000 em hospitais, asilos, APAE, etc. A atriz também participou, entre os anos 2000 a 2006, do projeto Pediatras do Riso (grupo de pesquisa e extensão em palhaços doutores da Universidade Federal de Uberlândia).
Nascimento do Festival
No ano de 2020, Amanda Aloysa estreou de forma on-line seu primeiro trabalho solo de palhaçaria, o espetáculo “Chica Par(t)indo”, no qual aborda em cena temas como a maternidade, mergulhada numa pesquisa de uma dramaturgia autoral, levando para o palco questões pertinentes ao universo feminino, em especial ao momento que estava e está vivenciando. “Trabalhando nesse espetáculo eu percebi que, historicamente, na palhaçaria não se tem muita produção na dramaturgia escrita e pensada para mulher, e com a estreia on-line, eu vi como é potente esse encontro com outras formas de nos conectarmos, fortalecermos nossas redes e criarmos momentos de interação e de gerar trabalho para a cadeia da cultura, que sofreu e está sofrendo tanto com este momento histórico de pandemia. Foi aí que surgiu a ideia do Festival”, relata.
O projeto tem o apoio da Ação realizada com recursos da Lei Federal nº 14.017/2020.
Programação
De 24 a 27 de novembro
Oficina: “Olhando para sua palhaça”
Ministrante: Amanda Aloysa
Horário: Sempre das 9 às 11 horas
Dia 24 de novembro
Espetáculo: Um Musical de Palhaça Cada Uma com o Seu Quadril
Artista: As Marias da Graça (Rio de Janeiro/RJ)
Horário: 20 horas
Live com Antônia Vilarinho (palhaça Fronha) (Florianópolis/SC)
Mediação: Coletivo D’Negritas (Uberlândia/MG)
Horário: 18h30
Dia 25 de novembro
Espetáculo: Chica Par(t)indo
Artista: Amanda Aloysa (Uberlândia/MG)
Horário: 20 horas
Live com Ariadne Antico (São José dos Campos/SP)
Mediação: Amanda Aloysa (Uberlândia/MG)
Horário: 18h30
Dia 26 de novembro
Espetáculo: Mary En Virtual Mood
Enne Marx (Recife/PE)
Horário: 20 horas
Live com Michelle palhaça Barrica (Chapecó/SC)
Mediação de Júlia Leão (Uberlândia/MG
Horário: 18h30
Dia 27 de novembro
Roda de Conversa com Amanda Aloysa (Uberlândia/MG), Karla Concá e Samantha Anciães – As Marias da Graça (Rio de Janeiro/RJ), Enne Marx (Recife/PE) Kelly Lima – Circo di SóLadies (São Paulo/SP)
Mediação: Palhaça Ternurinha – Tefa
Horário: 17h30 minutos
Cabaré do Festival Palhaça Sim Senhora!
Apresentação: Ana Luíza Bellacosta e Martha Paiva
Cenas:
Balões! – Ana Carolina Sauwen (Rio de Janeiro/RJ)
Escolhas – Juliana da Silva Araújo (Santos/SP)
O Sabiá – Raquel Theobald de Miranda (Cucaracha e Theobalda) (Petrópoli/RJ)
E não sou eu uma mulher? – Juliene Lellis dos Santos (Belo Horizonte/MG)
Dona Pata: tem Pato? – Amanda Aloysa (Uberlândia/MG)
Teste – Lilian de Morais Paiva (Uberlândia/MG)
Horário: 20 horas
Dia 28 de novembro
Espetáculo: Estupendo Circo di SóLadies
Artista: Circo di SóLadies (São Paulo/SP)
Horário: 18 horas (transmissão ao vivo)
Serviço:
O quê: Festival Palhaça Sim Senhora!
Quando: De 24 a 28 de novembro de 2021
Onde: Canal Palhaça Sim Senhora no YouTube
Atividades Gratuitas