Nesta quinta-feira, 30, uma jovem, de 27 anos, registrou um boletim de ocorrência após cair em um golpe de cheque sustado em Araxá. Até o momento nenhum suspeito foi preso, mas a Polícia Militar (PM) alertou a população sobre compra e venda pela internet.
A vítima informou que anunciou a venda de um celular em um site e um morador da mesma cidade demonstrou interesse no item. Eles combinaram o valor do aparelho e marcaram de se encontrar na Praça Ayres Maneira para finalizar a venda. No local, o bandido entregou um cheque e informou que ele deveria ser trocado em um posto de combustível. Os dois foram até o estabelecimento, mas o funcionário contou que não trocavam o cheque lá, pois a pessoa não possuía cadastro no posto. No dia seguinte, a vítima depositou o cheque no banco, mas ele foi devolvido. A agência informou que o cheque foi sustado em data anterior, momento que ela descobriu que havia caído em um golpe.
De acordo com o relato da vítima, o criminoso estava com uma roupa branca e havia saído do interior da Santa Casa, se passando por médico do local.
Nenhum suspeito foi preso, mas militares estão trabalhando para encontra-lo. Aproveitando a situação, a polícia separou algumas dicas para quem vai vender e comprar pela internet:
- Ao vender qualquer de seus bens, não se impressione com o alto preço ofertado, investigue antes a idoneidade do comprador.
- Ao fazer negócios com desconhecidos não se deixe embair por referências favoráveis colhidas em fontes igualmente desconhecidas. Procure confirmar as informações recebidas com pessoas de sua confiança.
- Cheque dado em pagamento por desconhecidos, fora do expediente bancário, deve ser confirmado pelo banco sacado antes de ser aceito como dinheiro em espécie.
- Dê preferência para receber pagamentos em dinheiro e confira os elementos de segurança para não acabar recebendo notas falsas.
- Somente repasse o produto ao comprador após ter recebido e conferido o pagamento.