A Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) prendeu nesta segunda-feira, 23, o dono de um cão que foi encontrado em situação de maus tratos no Bairro Nova Ituiutaba, no município tijucano. O animal foi resgatado e o homem recebeu multa de mais de R$1 mil.
Uma guarnição foi até a casa do suspeito após receber uma denúncia relatando o crime. Ao chegar na residência, policiais constataram que o cachorro de grande porte estava com extrema magreza, secreção nos olhos, debilitado e custado ficar de pé. O local em que o cão estava era sujo de fezes e a água e comida estavam precárias. A situação foi enquadrada como maus tratos.
O dono do cachorro não tinha nenhum documento que comprovasse que o animal estava passando por acompanhamento veterinário. Ele foi preso em flagrante e levado para Delegacia de Polícia Civil, além de ter recebido multa no valor de R$1.113,48. Vale lembrar que maus tratos é considerado crime pelo artigo 32 da Lei nº 9.605/98, que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.
O cão foi levado para uma clínica veterinária, onde está recebendo atendimento. A Sociedade Protetora de Animais de Ituiutaba (SPAI), que vive de doações, vai custear todas as despesas do animal.
O Ministério Público Estadual será comunicado.