Um crime ambiental foi descoberto pela Polícia Civil em um terreno na Rua Grécia, Bairro Tibery, em Uberlândia nesta sexta-feira, 6. A abordagem no imóvel que servia como depósito de óleo queimado e restos de óleo diesel ocorreu com apoio da Fiscalização da Prefeitura. O material era acondicionado em tanques de vários tamanhos. Um caminhão usado no transporte do óleo foi apreendido. Havia dois tambores na carroceria do veículo no momento da ação policial.
No local também existiam equipamentos como bomba elétrica que era usada para fazer transferência do líquido de um recipiente para outro, além de um guindaste para fazer remoção dos tanques de um lado para outro dentro do terreno. Uma carroceria de caminhão-tanque também estava no local e houve a constatação de que estava pela metade, o que pode ter uma quantidade mínima de oito mil litros.
De acordo com o investigador da Polícia Civil, Davi Ferreira, a prática gerava prejuízo ao solo, pois havia derramamento de óleo no terreno, prejuízo à saúde dos moradores de casas vizinhas, além de risco de explosão devido ao material inflamável que estava exposto.
A Fiscalização da Prefeitura já havia interditado o local antes do trabalho da PC. Foi lavrado um auto de fiscalização e o homem responsável pelo armazenamento estará sujeito a sanções da prefeitura, além de responder por crime ambiental.
No momento do trabalho da PC, o advogado do responsável pela prática chegou ao terreno e informou que o homem trabalha com transporte de óleo de vários postos e oficinas de Uberlândia para uma empresa para faz a destinação correta e que levava para o bairro Tibery somente o que excedia no transporte. O advogado também disse que o cliente dele não sabia que aquilo seria crime.
Todo material será periciado para verificar a quantidade exata.
Fernando Souza