Bandidos fortemente armados provocaram terror e caos durante um ataque a agências bancárias do Itaú e Banco do Brasil em Uberaba, no Triângulo Mineiro, na manhã desta quinta-feira, 27. Por volta de 4h da manhã o barulho de dezenas de tiros cortou o silêncio da madrugada. Uma mulher de 21 anos foi atingida na cabeça por bala perdida e socorrida ao Hospital de Clínicas da UFTM. Um homem também foi baleado na perna e passa bem. Dois funcionários de um banco inalaram fumaça e precisaram de socorro.
De acordo com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, os criminosos atiraram de fuzil. Três pessoas foram feitas como reféns em uma farmácia do Centro. Os reféns foram liberados com vida na Niza Marquez Guaritá horas após o início da ação criminosa. Uma arma foi apreendida no interior do cofre de uma das agências bancárias.
Nas primeiras horas da manhã mais de 100 policiais militares já faziam o cerco bloqueio a bandidos em um caminhão com sete reféns em uma estrada vicinal próxima à comunidade rural de São Basílio. O caminhão que transportava trabalhadores para uma fazenda da região foi interceptado pelos criminosos. O veículo foi cercado pelos policiais no KM 765 da BR-262, entre Uberaba e Araxá.
As vítimas são funcionários de uma fazenda, que ficaram sob a mira das armas. Os criminosos exigiram a presença da imprensa para que os reféns fossem liberados e eles tivessem a integridade física resguardada.
Reféns libertados e bandidos presos
Por volta de 10h30, após intensa negociação, os reféns foram liberados. Eram quatro homens, duas mulheres e uma criança de dois anos. Trata-se de uma família de trabalhadores que seguiam para uma fazenda da região.
Ao todo, os policiais conseguiram prender 10 bandidos, que disseram ser da cidade de Campinas-SP. Com eles foi apreendido um verdadeiro arsenal de grosso calibre, de uso restrito das forças armadas. Foram apreendidos 11 fuzis .50, uma luneta, dezenas de carregadores, centenas de munições .765 e .556.
Os criminosos foram levados para a sede da 5ª Risp, em Uberaba para serem apresentados em coletiva de imprensa.
A suspeição é de que havia outros criminosos escondidos dentro da mata, já que uma caminhonete Saveiro com marcas de sangue foi localizada próxima ao caminhão.
Doze veículos foram apreendidos.
Os trabalhos e o ataque
Os helicópteros da PM e da PC prestaram apoio à operação. Quatro frentes de ação de cerco e bloqueio foram montadas para evitar a fuga dos bandidos: BR-050, BR-262, LMG-798 e Univerdececidade.
Segundo a Polícia Militar, eram pelo menos 25 criminosos com armas de grosso calibre, em 10 veículos, entre caminhonetes, carros e caminhões, que cercaram as principais ruas do Centro e a praça Rui Barbosa. Além das duas agências destruídas pelos tiros, também foram atingidos o quartel dos Bombeiros, viaturas, prédios públicos, o Anexo da Câmara Municipal de Uberaba Nagib Cecílio, onde ficam os gabinetes dos vereadores, a Catedral Metropolitana de Uberaba e algumas pessoas inocentes.
Os criminosos danificaram câmeras do sistema de segurança da região para dificultar os trabalhos de monitoramento. Vídeos enviados por moradores mostraram o barulho das centenas de tiros e flagraram ainda um homem feito refém, amarrado no capô de um carro, sendo usado como escudo humano. Ainda não há informações sobre como a vítima foi liberada.
Não foi informado se os bandidos conseguiram furtar dinheiro dos bancos.
Vítimas são atingidas por bala perdida
A mulher ferida foi atingida no rosto e socorrida em estado gravíssimo ao hospital de clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). De acordo com informações iniciais às 8h40, ela não havia resistido aos ferimentos, mas a informação foi retificada pelo comando dos bombeiros às 10h11, quando ela ainda passava por cirurgia.
Um homem também foi baleado na perna. Ele é um funcionário da concessionária que administra a BR-262. Os bandidos tentavam roubar o veículo da empresa e ele acabou atingido. O estado de saúde da vítima é estável.
Um artefato explosivo foi encontrado na Avenida Guilherme Ferreira. Esquadrão antibombas e a perícia técnica já foram acionadas. A área foi fechada.
Aulas e serviços suspensos
As aulas das redes municipal e estadual foram suspensas na parte da manhã, os órgãos públicos municipais estarão fechados e o atendimento médico de urgência e emergência funcionará com orientação das forças de segurança da cidade.
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que pelo menos 1,3 mil consumidores ficaram sem energia porque o ataque causou danos na rede de energia elétrica.
O transporte público ficou suspenso nas primeiras horas da manhã, até por volta de 8h30.
Órgãos públicos municipais ficaram fechados pela manhã. Os atendimentos médicos de urgência e emergência funcionarão orientados pelas forças de segurança da cidade, segundo nota do Executivo.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) estão funcionando normalmente.
O prefeito Paulo Piau publicou nota sobre o caso.
https://www.facebook.com/prefeitopaulopiau15/posts/1342408962581252?__xts__%5B0%5D=68.ARBRvfAZCAUcMPJqSqhWTl1VYs709xiO3SO1wxDuISoaXZ4Fg5og_AVB3hR0FzS7-q6TzqfJ-g_7rnLhs1hO_U3Q6KwBrYGVqnwb2vdfFpqYOBfNHfbnxSWY7U_WkiZJqA4Kt0N6fVhJdfdfwdiu_otSbJ2MLmvdByktboeuy4sxQ35-HLMVMSn9rl4XVZK0grzgIei8C4dLq1jEtuPIqiCYE4vvR1OWsf8lQEhcYXn7hMYUdGV7E591LklDhVJdSiRMP8fZpH_yYU3KsppZcDl8liNJr8CzTF1oxu_HjBagBpsDEaQvw74-9toawX2ij4KdHwmteacXTXK9mU0HVQ&__tn__=-R