Em Capinópolis, os presidiários que cumpriam pena na unidade prisional foram transferidos para cidades vizinhas. Agora o presídio do município será fechado.
A sexta-feira, 20, foi movimentada na pacata cidade. Depois de rumores que circularam a respeito do fechamento do presídio local, a informação se confirmou. De acordo com o vereador Edwar Sales, nem o legislativo, nem a prefeitura ou os familiares foram avisados previamente a respeito do fechamento da unidade e da transferência desses detentos.
São 44 presos que estão sendo transferidos para os municípios de Canápolis e Santa Vitória. Conforme a diretoria da 9ª Risp, em breve, uma listagem com o nome e o local que o presidiário foi transferido será informada ao juízo da comarca de Capinópolis. Também, as unidades que estão recebendo esses presidiários vão reaproveitar o cadastro das famílias para as visitas.
Familiares desses detentos compareceram na porta do presídio no dia da mudança. Alguns deles, como é o caso do marido da Rose, cumprem a pena em regime semiaberto, onde exerce alguma atividade lícita remunerada durante o dia, e passa a noite na prisão. Ela diz que esse dinheiro ajudava no sustento da família, e agora, com o marido cumprindo a pena em outra cidade, ela não tem nenhuma resposta de como será daqui pra frente.
Sem gravar entrevista, a diretoria da 9ª Risp disse à nossa reportagem que o que motivou o fechamento dessa unidade prisional foram as condições insalubres em que esses detentos se encontravam. Ainda, o número de detidos ultrapassava a capacidade do presídio, que é de 15 pessoas. Uma reforma financiada por empresários e advogados, que estava em andamento, foi paralisada recentemente. Entre outras benfeitorias, a reforma contemplava a construção de novas celas. E agora, além da transferência dos detentos, os agentes penitenciários também deverão ser realocados em outras unidades prisionais da região.
Em 2017 foram desativados quatro presídios em Minas Gerais. Este ano já foram seis. De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Prisional essas desativações obedecem critérios como baixo número de presos ou questões estruturais.
Repórter: Jaki Barbosa