Três homens foram presos na madrugada desta quinta-feira, 24, suspeitos de crime ambiental na BR-040, em Sete Lagoas. A apreensão aconteceu em duas ocorrências distintas feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). No total, 257 pássaros silvestres foram localizados.
A primeira ocorrência aconteceu às 1h30, o motorista, de 24 anos, estava em um veículo GM/Cobalt quando foi abordado. No porta-malas do automóvel, a polícia encontrou 93 papagaios, seis araras canindés, duas araras vermelhas e três jandaias. As aves estavam sendo mantidas em caixas improvisadas e foram apreendidas. Ao ser questionado pelos agentes, o condutor informou que ia de Unaí para Contagem. Ele estava acompanhado de um passageiro, de 28 anos, que confirmou a versão e alegou que não sabia que o amigo estava transportando os pássaros.
Na segunda ocorrência, por volta das 5h15, um homem, de 55 anos, foi abordado em um carro Renault/Logan. No automóvel, foram apreendidos 140 papagaios, três araras e 10 pássaros-pretos, todos dentro de caixas no porta-malas. Questionado, o suspeito informou que estava indo de João Pinheiro Para Contagem.
O IBAMA foi acionado e recolheu todas as aves, enquanto os veículos foram entregues a um fiel depositário. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi confeccionado.