Uma nova modalidade de golpe está sendo feita por criminosos. Os bandidos clonam o aplicativo Whatsapp para pedir dinheiro emprestado para os contatos da vítima, se passando pelos donos do celular. Em apenas uma semana, a equipe do V9 foi procurada por três pessoas que foram vítimas desse golpe.

Segundo informação da Célula de Inteligência Cibernética da Polícia Civil, cinco mil brasileiros já foram vítimas de golpes envolvendo celulares clonados. Em Uberlândia, a história de duas vítimas começaram com bastante semelhança. Elas atenderam a ligação de uma pessoa que se passava por atendente de um site de vendas e compras online e logo depois tiveram o aplicativo de conversas clonado. Uma das vítimas foi Daniel Santos, que felizmente foi alertado pela esposa sobre o golpe e conseguiu tomar as medidas cabíveis antes que os criminosos conseguissem convencer algum dos contatos a emprestar o dinheiro. “Após acabar de falar com a pessoa eu percebi que meu Whatsapp já não estava funcionando. Ele pegou meu número e saiu pedindo dinheiro para os meus amigos, conversaram com a minha esposa e ela me ligou”, explicou o usuário.

Daniel fez o boletim de ocorrência e disse que assim que obteve o Whatsapp regularizado utilizou o recurso “verificação em duas etapas” do aplicativo para dificultar a clonagem do aparelho. “É um opcional para adicionar ainda mais segurança à sua conta. Ao ativar essa etapa, qualquer tentativa de verificação do seu número de telefone no aplicativo terá de ser acompanhada por um PIN de seis dígitos criado por você através deste recurso”, consta na área de ajuda do aplicativo.

A dica da Polícia Militar (PM) para quem for procurado através das redes sociais por algum amigo pedindo dinheiro emprestado é sempre ligar para a pessoa e questionar se é realmente ela que está solicitando o depósito. Caso você tenha o aplicativo clonado, entre em contato com a polícia pelo telefone 190. Uma dica muito importante é ficar atento ao conversar com alguém, mesmo que seja de alguma empresa. Se o atendente te pedir algum código que for enviado para o seu celular, leia bem a mensagem com o número para ver se realmente se trata de um envio feito pela empresa em questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *