Uma operação de fiscalização realizada nesta sexta-feira (30) resultou na descoberta de um esquema de armazenamento e venda ilegal de combustíveis na BR-153, em Campo Florido. O flagrante ocorreu em uma borracharia anexa a um posto desativado, localizado às margens da rodovia, após o recebimento de denúncias anônimas.

Apreensão de combustíveis ilegais próximo a Campo Florido | Reprodução

Ao chegarem ao local, as equipes confirmaram a presença de diversos galões plásticos contendo substâncias análogas ao óleo diesel e etanol. A perícia inicial constatou que os produtos estavam sendo mantidos de forma inadequada, desrespeitando as normas ambientais estabelecidas pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM). Além do armazenamento irregular, os agentes verificaram que no local também ocorria o transbordo do combustível, atividade que oferece alto risco de explosão e contaminação do solo se não for realizada corretamente.

Armazenamento de combustível irregular na BR-153 | Reprodução

A ação resultou na retirada de circulação de uma quantidade expressiva de material inflamável, totalizando 800 litros de um produto similar ao óleo diesel e 60 litros de uma substância similar ao etanol. Todo o material foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Uberaba, onde os líquidos passarão por perícia técnica para a confirmação exata da composição e qualidade dos produtos.

O responsável pela borracharia foi preso em flagrante e conduzido para prestar esclarecimentos à autoridade policial, permanecendo à disposição da Justiça para as providências cabíveis.