Um homem de 50 anos foi preso em flagrante na BR-365, em Buritizeiro, no Norte de Minas, após ser acusado de aplicar uma série de golpes em igrejas de Patos de Minas, utilizando seus próprios filhos para comover e enganar fiéis em busca de dinheiro. O filho mais velho do golpista, de 22 anos, também foi detido. No momento da abordagem policial, duas crianças, de 9 e 12 anos, estavam no veículo, o que levou ao acionamento imediato do Conselho Tutelar para prestar a devida assistência.
Segundo a Polícia Militar, o golpe consistia em simular que o filho de 12 anos sofria de um grave tumor cerebral e necessitava de ajuda financeira urgente para custear cirurgias. O criminoso chegava a empurrar o garoto em uma cadeira de rodas e utilizava um cartaz com a frase “Ajude um pai a manter o filho vivo” em frente às igrejas, conseguindo convencer diversas pessoas a realizarem doações. No entanto, diante dos policiais, o menino caminhava normalmente e só se sentou no veículo após ser orientado pelo pai. Questionado, o garoto admitiu que estava seguindo as instruções do pai para fingir a doença e arrecadar dinheiro nas igrejas.
Durante a revista no veículo, foram encontrados documentos médicos falsificados, panfletos com QR Code para doações via Pix e a quantia de R$ 5.975,00 em dinheiro. Confrontado com as provas, o homem confessou que simulava a doença do filho para arrecadar fundos, contando com o apoio e participação do filho mais velho, de 22 anos, na prática criminosa. Ele ainda revelou que havia retirado as crianças da escola há cerca de dez dias, viajando por várias cidades para aplicar o mesmo golpe. Uma consulta aos sistemas policiais revelou que o golpista já possui antecedentes e responde a processo por estelionato em outro estado, onde também utilizou um filho, hoje com 17 anos, em esquemas semelhantes.
Diante dos fatos, o pai e o filho de 22 anos foram presos em flagrante pelos crimes de estelionato, corrupção de menores e uso de documento falso. O dinheiro, os documentos falsificados, a cadeira de rodas e o veículo utilizado no golpe foram apreendidos. A ação do suspeito causou grande revolta entre os fiéis em Patos de Minas, onde três ocorrências de estelionato foram registradas em igrejas no mesmo dia.
