Um homem foi preso neste sábado, 15, em Ituiutaba, após ser denunciado à Polícia Militar (PM) por venda de de linha chilena, popularmente conhecida como “linhas com Cerol”. A denúncia indicava o endereço na Rua La Paz, Bairro Marcondes Bernardes, onde ficou constatada a veracidade dos fatos. Foi feita a apreensão de 20 rolos do material.
O principal risco que esse tipo de material traz é como causador de acidentes, muitos deles com mortes. Os principais atingidos são motociclistas e ciclistas que ao passar por algum local em que pessoas estejam soltando pipa com o emprego do produto irregular, corre o risco de ser atingido pela linha na região do pescoço podendo causar ferimentos graves e até levar a morte.
O uso das linhas cortantes é proibido por lei estadual em Minas Gerais desde 2002. A lei de crimes ambientais também define a venda ou exposição de linhas como o cerol como crime, prevendo multa e detenção de dois a cinco anos. Caso a linha apreendida estiver em poder de criança ou adolescente, seus pais ou responsáveis legais serão notificados pessoalmente da infração.
Recentemente a TV Vitoriosa recebeu um vídeo flagrante do estrago que uma linha com cerol provocou em um carro em Uberlândia. Vejam abaixo