Uma idosa, de 70 anos, foi vítima de um golpe por telefone nesta quarta-feira, 26, em Araxá. O criminoso alegou ter sequestrado a filha da vítima e pediu R$ 5 mil para o resgate. A polícia deu algumas dicas para que a população não caía nesse tipo de golpe.

Segundo relato da vítima, um homem ligou no telefone fixo e fez diversas ameaças, alegando ter sequestrado a filha dela e pedindo R$ 5 mil para o resgate. Posteriormente, o criminoso ligou novamente para o celular da idosa e exigiu que ela permanecesse na linha. No telefone, diversas vezes o bandido colocou uma pessoa chorando ao fundo para parecer a filha da vítima.

A idosa entrou em desespero e foi até uma agência bancária para depositar o valor pedido pelo autor do crime. Segundo militares, assim que a vítima desligou o telefone a filha dela chegou em casa. As duas perceberam que as ligações haviam se tratado de um golpe e acionaram a Polícia Militar (PM).

Os policiais deram algumas dicas para que a população não caía nesse tipo de golpe:

  1. Ao receber uma ligação telefônica suspeita não prolongue a conversa e nem repasse dados pessoais seus ou de familiares. Desligue imediatamente e acione a PM, via 190;
  2. Entre em contato com quem eles alegam ter sido sequestrado, se possível, através de outro telefone;
  3. O falso sequestrador ligará outras vezes, porém não atenda;
  4. Procure ter em casa, se possível, um identificador de chamadas;
  5. Não receba ligações a cobrar, principalmente quando o interlocutor for desconhecido;
  6. Mantenha a calma. Não tome atitudes precipitadas e não atenda a nenhum pedido do suposto sequestrador, pois para pressionar psicologicamente as vítimas, os criminosos imitam vozes e simulam choros;
  7. Oriente seus familiares, funcionários e idosos, pois são as vítimas preferidas dos golpistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *