A Polícia Civil (PC) concluiu, nos meses de julho e agosto, três investigações envolvendo furto e roubo de fazendas na região da cidade de Rio Paranaíba-MG.
No primeiro caso, registrado no dia 26 de junho, policiais militares encontraram um caminhão e uma caçamba carregada de café, a qual havia sido furtada dias antes. Após investigações, foi constatado que os suspeitos haviam descarregado a caçamba no terreno de possíveis receptadores. Em seguida, os investigados se deslocaram até outra fazenda e, no local, teriam deixado a caçamba furtada anteriormente (já vazia) e furtado uma nova caçamba carregada de café de outra vítima.
Ao retornarem para o local de descarga, onde os receptadores aguardavam o veículo utilizado na ação criminosa, os condutores não conseguiram subir um aclive e o caminhão estragou no caminho. Três pessoas foram indiciadas por furto qualificado e receptação.
O segundo caso foi registrado no dia 24 de maio, ocasião em que um grupo criminoso invadiu uma fazenda e tentou levar defensivos agrícolas da propriedade. No dia do crime, a Polícia Militar chegou a intervir e prender em flagrante uma pessoa. Ao final das investigações, a Polícia Civil identificou e indiciou por roubo qualificado mais cinco envolvidos no crime. Outros bens das vítimas, como celulares, também foram recuperados.
No terceiro caso, ocorrido em 9 de julho, um caminhoneiro, que transportava uma carga de café, foi rendido e mantido refém por dois suspeitos. A carga foi levada para a cidade de Carmo do Paranaíba e, após horas como refém, a vítima foi liberada em um posto de gasolina, junto com o caminhão. Foram presos pelo crime os dois suspeitos, bem como os receptadores da carga.
Os inquéritos referentes aos casos investigados envolveram mais de 30 pessoas ouvidas e 20 perícias requisitadas.
PCMG