Uma grande quantidade de drogas foi apreendida e 11 pessoas presas durante a Operação Alquimia, realizada pelas Polícia Civil e Militar, Gaeco e Ministério Público de Minas Gerais. Quatro pessoas foram detidas em flagrante e sete foram alvo de mandados de prisão. Além disso também foram cumpridos 15 mandados de busca nas cidades de Ituiutaba, Ipatinga, Sem Peixe e Sabinópolis.
A Operação desmembrou-se em cinco fases, com investigações iniciadas em julho do ano passado, e com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e armas. A atuação da quadrilha seria, em especial no Bairro Vila Celeste, em Ipatinga.
A companheira de um dos alvos da operação foi detida no começo dos trabalhos, com grande quantidade de drogas, uma das maiores apreensões do Vale do Aço.
Posteriormente, foi preso um alvo da operação que na companhia de mais dois indivíduos transportavam drogas de outra cidade para Ipatinga.
Ao todo, foram apreendidos mais de 100 quilos de cocaína, além de barras de maconha e crack. E ainda apreendidos documentos, dois carros, 17 celulares, um revólver e quase R$ 4 mil em moeda falsa.
A denominação da operação vem do latim al-kimiya, relacionada ao conceito de química que trata da transformação da matéria. Isso porque o alvo principal da operação adicionava habilidosamente produtos químicos à matéria-prima da cocaína para produzir a droga final para distribuição e venda.