A Polícia Militar de Minas Gerais deu início, em todo o estado, à Operação Cavalo de Aço. O foco principal da iniciativa é a prevenção e repressão aos conhecidos “rolezinhos do grau”, eventos ilegais marcados por manobras perigosas, desordem pública e diversas infrações ao Código de Trânsito Brasileiro.
Para garantir a segurança nas vias, a corporação mobilizou um contingente de 1.400 policiais militares. A atuação dos agentes ocorre de forma integrada em diferentes frentes, abrangendo o patrulhamento intensificado em perímetros das cidades nas áreas urbanas e a fiscalização em estradas estaduais e federais sob responsabilidade da corporação. O plano operacional também envolve o uso do serviço de inteligência para o monitoramento constante de redes sociais, visando identificar convocações de eventos, além do emprego de tecnologia com o uso de drones para localizar pontos de aglomeração em tempo real.
Segundo a Polícia Militar, a prática dessas atividades ilegais costuma aumentar nos dias que antecedem o Natal e o Ano Novo. Além de colocar em risco a vida de pedestres e motoristas, os “rolezinhos” geram transtornos severos à tranquilidade dos moradores e à preservação da ordem pública.
