A Polícia Civil (PC) de Paconé-MT, com apoio da Polícia Militar (PM) e do Grupo Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia, cumpriu mandado de busca e apreensão na ValeCard nesta quinta-feira, 13. A empresa está sendo investigada por suspeita de fraudes em 2017 e 2018. Operação é denominada “Ouro Negro”.
Em Uberlândia, os policiais coletaram dados dos sistemas da empresa, computadores e documentos, que serão repassados para a Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) em Mato Grosso. O intuito da operação é apreender materiais que possam comprovar indícios de crime contra a administração pública, peculato e organização criminosa contra a prefeitura de Poconé.
A investigação começou por suspeita de superfaturamento de abastecimento de combustível e apontou que os veículos tinham capacidade superior de combustível compatível com o tanque dos carros.
Em nota, a ValeCard informou que não tem ingerência sobre os beneficiários e valores creditados nos cartões, função esta que fica a cargo da empresa ou órgão público contratante. Disseram também que embora funcione no formato de auto-gestão, o seu sistema de pagamentos conta com uma série de mecanismos que visam coibir fraudes. “No caso em questão, a ValeCard prestou serviços à Prefeitura mato-grossense no período de 12 de junho de 2017 a 12 de junho de 2018. Atualmente, o referido contrato encontra-se bloqueado devido ao fim do período de vigência, e não há nenhum outro contrato ativo com a Prefeitura de Poconé. A ValeCard está colaborando com as autoridades e fornecendo todas as informações e documentos solicitados”, informaram.
Com informações de Alexandro Dornelas