Na manhã desta quarta-feira (1º), foi deflagrada em Uberlândia a Operação Rota Universitária, uma ação integrada entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do GAECO Uberlândia, a Polícia Militar (17º BPM e 9ª Cia Ind PE) e a Polícia Civil (9º Departamento). O objetivo é reprimir uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, armas e lavagem de capitais na cidade.

Investigação e rota do tráfico

Segundo o MPMG, as investigações apontaram que o grupo possuía uma logística complexa e bem estruturada para distribuição de entorpecentes, dominando pontos estratégicos de venda, principalmente nas proximidades da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no bairro Santa Mônica.

Mandados e crimes investigados

Foram cumpridos 35 mandados judiciais, sendo 21 de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão.
As ordens judiciais são resultado de três denúncias já apresentadas pelo Ministério Público, que imputam aos investigados crimes de:

Ligação com a Operação Escobar

A nova fase é um desdobramento das três etapas da Operação Escobar, realizadas ao longo deste ano em Uberlândia, também conduzidas de forma conjunta entre MPMG, GAECO, Polícia Militar e Polícia Civil.