(Imagem: Governo do Mato Grosso)

No próximo domingo, 1°, começará a Piracema, período de defeso em que a prática de pesca sofre algumas restrições e proibições. De acordo com o Sargento Venâncio da Polícia Militar de Meio Ambiente de Ituiutaba, as regras vão prevalecer até o dia 28 de fevereiro de 2020.

Durante a piracema é proibido a captura, transporte e armazenamento de espécies nativas da bacia hidrográfica dos Rios Grande e Paranaíba. Sendo permitido ao pescador amador e profissional somente a pesca de espécies como: apaiari, bagre-africano, black-bass, carpa (todas as espécies), corvina ou pescada-do-Piauí, peixe-rei, sardinha-de-água doce, piranha preta, tilápias, tucunaré, zoiudo, tambaqui e tambacu, com limite máximo de captura três quilos de pescado mais um exemplar, utilizando linha de mão e anzol simples, com uma farpa, vara ou caniço simples, molinete e carretilha, chumbadas e encastol, iscas artificiais e naturais.

Vale destacar, que nesses meses as operações aquáticas da Polícia Ambiental serão intensificadas para garantir que a Piracema esteja sendo cumprida. Os comércios também deverão ser fiscalizados. Os policiais orientam para que os pescadores busquem orientações em caso de dúvida, pois as penalidades são graves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *