No próximo domingo, 1°, começará a Piracema, período de defeso em que a prática de pesca sofre algumas restrições e proibições. De acordo com o Sargento Venâncio da Polícia Militar de Meio Ambiente de Ituiutaba, as regras vão prevalecer até o dia 28 de fevereiro de 2020.
Durante a piracema é proibido a captura, transporte e armazenamento de espécies nativas da bacia hidrográfica dos Rios Grande e Paranaíba. Sendo permitido ao pescador amador e profissional somente a pesca de espécies como: apaiari, bagre-africano, black-bass, carpa (todas as espécies), corvina ou pescada-do-Piauí, peixe-rei, sardinha-de-água doce, piranha preta, tilápias, tucunaré, zoiudo, tambaqui e tambacu, com limite máximo de captura três quilos de pescado mais um exemplar, utilizando linha de mão e anzol simples, com uma farpa, vara ou caniço simples, molinete e carretilha, chumbadas e encastol, iscas artificiais e naturais.
Vale destacar, que nesses meses as operações aquáticas da Polícia Ambiental serão intensificadas para garantir que a Piracema esteja sendo cumprida. Os comércios também deverão ser fiscalizados. Os policiais orientam para que os pescadores busquem orientações em caso de dúvida, pois as penalidades são graves.