Na noite desta terça-feira, 9, a Polícia Militar deflagrou uma operação com o objetivo de combater o transporte irregular de passageiros. A ação contou com apoio da Secretaria Municipal de Segurança Trânsito e Transportes (SESTRAN) e foi desencadeada após várias denúncias sobre esse tipo de crime.
Um ônibus foi abordado por volta das 21h, enquanto passageiros embarcavam no pátio de um posto de combustíveis às margens da BR-365. O motorista mostrou aos militares uma liminar expedida pela justiça a favor da empresa, contudo, ao verificar no Sistema Processo Eletrônico do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, foi constatado que o Mandado de Segurança impetrado pela empresa foi negado no ano de 2020. O condutor alegou ainda que só portava no momento a CNH e documentos do veículo e que não estava de posse da Autorização para Transporte de Passageiros interestaduais.
O ônibus transportava 18 passageiros adultos, quatro crianças e dois motoristas, com destino a várias cidades no Norte de Minas. Os fiscais da Sestran realizaram as notificações devidas, sendo o ônibus removido ao pátio do guincho de plantão. As penalidades administrativas foram lavradas de acordo com o Art 231 do CTB, inciso VIII do CTB. A empresa assumiu a responsabilidade de outro meio de transporte regular para o passageiros aos destinos.
De acordo com a PM, outras operações serão realizadas no sentido de coibir o transporte irregular de passageiros.