(Imagem: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação)

Nesta terça-feira, 26, a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) recebeu uma denúncia de desmate ilegal em Ituiutaba e flagrou o crime.

O desmate foi flagrado pelo monitoramento contínuo da cobertura vegetal, operado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), que realiza a comparação de imagens de satélite de diferentes datas, identificando as áreas de possíveis intervenções florestais.

No local foi constato o desmate ilegal de seis hectares de área, aproximadamente seis campos de futebol, sendo um hectare de Área de Preservação Permanente (APP). Vale lembrar que essa área pode ser coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

(Imagem: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação)

A Polícia Ambiental lavrou um auto de infração no valor de R$65.671,54 e a área desmatada está suspensa até regularização junto aos órgão competente.

Como houve o desmatamento de área de APP, configura Crime Ambiental descrito no artigo 38 da Lei Federal 9605/98 “Lei dos Crimes Ambientais”. O caso foi registrado e será encaminhado para delegacia de Polícia Civil de Canápolis para providências de Policia Judiciária.

O Ministério Publico Estadual será comunicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *