Com o objetivo de facilitar o acesso da população a serviços essenciais, sobretudo nos setores de veículos e habilitação, a Polícia Civil (PC) amplia o atendimento ao cidadão na unidade instalada no Center Shopping, em Uberlândia, Triângulo Mineiro. Desde o início desta semana, o público conta com 17 opções, que vão desde confecção de registro de ocorrências, passando pela comunicação de venda de veículos até a emissão da certidão de prontuários para motorista.
O setor da PCMG fica no segundo andar no empreendimento, localizado no bairro Santa Mônica, e funciona das 12h às 20h, de segunda a sexta-feira. O delegado Marcos Tadeu de Brito Brandão, chefe do 9º Departamento de Polícia Civil, ressalta uma das vantagens da ampliação: “Fizemos um levantamento e verificamos que a maior parte das apreensões é de veículos que pertencem a moradores dessa região. Para prestarmos um melhor serviço, estendemos a opção de liberação para o nosso posto no shopping”.
No local, são atendidas, prioritariamente, pessoas físicas. Já em outra região do município, no bairro Jardim Patrícia, está localizada a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), disponível para atender pessoas jurídicas e os cidadãos que moram ou trabalham nessa outra parte da cidade. “Buscamos uma maneira de atender bem e beneficiar toda a população, evitando longos deslocamentos para a solução de questões relacionadas com veículos e habilitação”, assinala Brandão.
A unidade da Polícia Civil no Center Shopping foi inaugurada em novembro de 2019, resultado de uma parceria da instituição com o empreendimento comercial. O endereço é Avenida João Naves de Ávila, 1.331, Santa Mônica. Já a Ciretran funciona na Avenida Gabriela Junqueira de Freitas, 333, bairro Jardim Patrícia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.
Serviços
Confira a relação de serviços oferecidos no posto da PCMG no shopping:
Registro de ocorrências de qualquer natureza
Serviços relacionados com veículos:
• consulta da situação do veículo;
• consulta e alteração de endereço dentro do município;
• emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV);
• liberação de veículo removido;
• comunicação de venda do veículo;
• emissão de boleto de multas;
• emissão de guias de arrecadação de IPVA, Taxa de Licenciamento, Seguro DPVAT e taxas de serviços.
Serviços relacionados com habilitação:
• consulta de pontuação na CNH;
• solicitação de renovação da CNH;
• solicitação de 2ª via da CNH;
• consulta e alteração de endereço dentro do estado;
• emissão de taxas de serviços;
• orientação para transferência de prontuário de outros estados;
• informações referentes a solicitação e entrega de CNH ou 2ª via;
• emissão de Certidão de Prontuário;
• orientações gerais.
Saiba mais: as informações sobre todos os serviços referentes a veículos e CNH, assim como suas respectivas taxas, estão disponíveis no site www.detran.mg.gov.br. Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato por meio do telefone 155 ou pelo “Fale Conosco”, disponível na aba “atendimento” do portal do Detran-MG.
PCMG